Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.
Presença de caroço, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz são alguns dos sinais associados a esses tipos de câncer.
O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, causando cerca de 10 mil mortes ao ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025, são esperados no Brasil quase 50 mil casos de cânceres nas cavidades oral/laringe/tireoide/pele melanoma.
Entre as principais causas que podemos apontar para a incidência destas doenças estão: o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a infecção causada pelo vírus HPV e a falta do uso de protetor solar dentre outras.
O tratamento precoce é fundamental, porém, um dos principais problemas é o diagnóstico tardio. Para alertar a população para a importância da prevenção, foi criada a campanha Julho Verde, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 deste mês.
Para conscientizar sobre a doença, a Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) realiza neste mês a 8ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, com o tema “Vejo flores em você! Não permita que tumores brotem!”. A ação visa alertar a população sobre a importância do autocuidado e atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença.
“A prevenção é como o solo fértil onde, a cada escolha saudável, as flores da saúde fazem moradia. Negligenciar essas escolhas pode dar espaço a tumores que, como ervas daninhas, crescem em terreno descuidado e podem ser transformar em cânceres agressivos, alterando sua rotina de vida, deixando sequelas permanentes e podendo ser fatais”, alerta a entidade.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no site da ACBG: https://julhoverde.acbgbrasil.org/.
Foto: Divulgação