A judoca brasileira meio-pesado Mayra Aguiar despediu-se dos tatames nesta quinta-feira (27). Tricampeã mundial e melhor medalhista olímpica do Brasil na modalidade, Mayra encerra a vitoriosa carreira aos 33 anos.
Nas Olimpíadas foram três medalhas de bronze, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. “São quase 20 anos no esporte de alto rendimento, suportando viagens, lesões e uma rotina de treinos muito intensa. Agora, vou descansar um pouco e pensar no futuro”, declarou a judoca brasileira ao anunciar sua despedida.
Mayra Aguiar é a única tricampeã mundial entre homens e mulheres e é também recordista em número de medalhas. A brasileira conquistou sete pódios (3 ouros, 1 prata e 3 bronzes) em Mundiais Sênior e quatro 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes) em Mundiais Júnior. As medalhas de ouro foram conquistadas nos campeonatos mundiais de Cheliabinski-RUS (2014), Budapeste-HUN (2017) e Tashkent-UBZ (2022).
Em suas palavras de despedida, Mayra Aguiar fez questão de enfatizar: “O judô moldou minha vida, meus valores, minhas amizades e minha visão de mundo. Serei eternamente grata por tudo o que vivi dentro e fora dos tatames.
Agradeço imensamente aos meus pais por terem me apresentado ao esporte e por me darem todo o apoio e suporte necessários para esta jornada, que começou aos 6 anos”.
Durante todo dia de ontem (26), Mayra Aguiar foi destaque na mídia esportiva e recebeu inúmeras homenagens dos fãs nas redes sociais, além da Confederação Brasileira e da Federação Internacional de Judô.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Gabriela Sabau/IJF