A jovem Giovanna Mussarelli de 21 anos passou por um grande susto na tarde do domingo (6), ao transitar pela região da Lagoa Seca no Cervezão. Se livrou por pouco de um acidente. O motivo é que foi atingida por uma linha de cerol, o que provocou um grande corte no pescoço. “Ela estava em baixa velocidade, por isso não se machucou com mais gravidade, mas foi triste, o corte pegou de lado a lado”, conta o tio Jodaias Marchezim.
Ele relata ainda que assim que Giovanna percebeu o ferimento, parou a moto no meio da rua, rapidamente tirou a linha de dentro do machucado e segurou o corte com a mão. Em seguida foi socorrida por um rapaz que estava em um comércio próximo ao local e a levou até à Upa.
Na Unidade de saúde, fizeram o procedimento do ponto falso para evitar cicatriz. “Graças a Deus minha sobrinha está bem Agradecemos o atendimento recebido por todos os profissionais da UPA”, disse o tio.
Familiares manifestaram a indignação e o alerta também nas redes sociais para que ocorrências como esta sejam evitadas.
CEROL
O cerol é uma mistura de cola com vidro moído, limalha de ferro ou pó de quartzo que é aplicada em linhas de pipas, para duelos enquanto elas estão no ar. O resultado é um fio extremamente cortante o que pode ocasionar acidentes, levando a até a morte.
CRIME
A brincadeira de empinar pipas deixa de ser inofensiva com uso da linha de cerol, que por sinal é proibida no país.
Em caso do uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes e os pais serão responsabilizados, para todos os efeitos.
Já o adulto que fizer uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso.
O uso de cerol tem como pena o pagamento de multa de 05 (cinco) UFESP, sem prejuízo da responsabilidade penal.
ANTENAS
Uma das formas de prevenção é utilizar antenas apropriadas que são instaladas nos guidões das motocicletas. Para não correr o risco novamente, a jovem que se feriu no acidente providenciou o equipamento ao preço de R$4,00.
A Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário deve fazer a distribuição de antenas, como em anos anteriores. Segundo o secretário Marco Antonio Bellagamba, o processo está em andamento.
“Estamos viabilizando a compra, está em fase final de cotação de preços. Teremos, também, o apoio de organizações e clubes que, juntamente com a Secretaria, patrocinarão e participarão da campanha”, afirmou.
FISCALIZAÇÃO
O Secretário Antonio Marco Bellagamba declarou que a fiscalização tem acontecido. “Sim a GCM fiscaliza o uso e acompanha o setor competente da prefeitura na fiscalização de estabelecimentos que comercializam o produto. A comercialização e fabricação terão como pena advertência e o fechamento do comércio no caso de reincidência”, esclarece.
O secretário alerta inda que as apreensões têm seu ápice no período de férias escolares e deve aumentar neste período. A guarda realizou recentemente cinco apreensões de latas com linhas de cortantes. Denúncias podem ser feitas através do 153, Central de Comunicações da GCM.