Gabrielli Mendes da Silva de 19 anos moradora do bairro Mãe Preta, morreu após ser alvejada por disparo de arma de fogo, na madrugada deste domingo (2) por volta de 00h05, durante uma ação da Guarda Municipal, no bairro Jardim Panorama.
A Polícia Civil comunicou que o guarda foi detido por homicídio culposo em razão do disparo de arma de fogo em via pública que atingiu a jovem e um outro rapaz de 29 anos. Foi arbitrada uma fiança que foi paga.
A Polícia Civil por meio de nota esclareceu também, que o auto de prisão lavrado, já foi encaminhado para a justiça pelo poder judiciário para o Ministério Público.
Outrossim a Polícia Civil solicita que aqueles que possuírem informações ou dados que de qualquer forma possam contribuir para a completa apuração dos fatos, que procurem o a Central de Polícia Judiciária, na Rua 12 com Avenida da Saudade, para noticiarem ao delegado de polícia responsável pela conclusão das investigações. O compromisso da Polícia Civil é apurar por completo os fatos ocorridos de forma que a Lei Penal possa ser aplicada nos exatos termos correspondentes, destacou em comunicado.
REGISTRO
Conforme o registro da ocorrência, na delegacia, foi informado que a Guarda Municipal tinha tomado conhecimento de que na Rua 25 com a Avenida 60 estava ocorrendo grande aglomeração de pessoas, automóveis e motocicletas com som em alto volume, barulhos de motocicletas que também eram empinadas por seus condutores gerando reclamação de moradores junto a central da Guarda, aliado ao fato da obrigatoriedade de isolamento social em razão da pandemia. De acordo com o depoimento de representante da guarda, um grupo de cerca de quarenta pessoas ameaçou enfrentamento aos Guardas começando a quebrar garrafas e apoderar-se de pedras para esse confronto, no momento em que o GCM na tentativa de alimentar seu armamento com munição de borracha, acabou por dispará-lo acidentalmente atingindo a primeira vítima que integrava aquele grupo de cerca de quarenta pessoas a uma distância de trinta a quarenta metros do local do disparo.
O caso será investigado pela Polícia Civil. Conforme nota divulgada pela Secretaria de Segurança do Município, o guarda municipal foi afastado das atividades operacionais.
Guarda Civil Municipal emite nota sobre o caso
No começo desta tarde (2) a Secretaria de Segurança Pública por meio da Guarda Municipal se manifestou por nota oficia. Confira na íntegra abaixo:
NOTA OFICIAL:
“A respeito da ocorrência acontecida nessa noite atendida pela GCM, lamentamos muito essa fatalidade. O fato será apurado pela Polícia Civil e julgado pelo Judiciário. Na corporação, será instaurado Inquérito Administrativo para apurar a conduta técnica do GCM com relação ao emprego dos procedimentos operacionais. Não podemos, nem devemos fazer julgamentos precipitados. Até que as investigações terminem, o GCM está afastado das atividades operacionais. O que estiver de acordo com a Lei, será cumprido. A Secretaria Municipal de Segurança lamenta profundamente o ocorrido, se solidariza com familiares e amigos das vítimas e se coloca à disposição. A Secretaria de Segurança lembra ainda que a Guarda Civil Municipal vem prestando excelente trabalho de reforço na segurança pública no município e que a ocorrência foi um fato isolado”
Rio Claro, 02 de Agosto de 2020