Na primeira sessão da Câmara realizada nesse dia 1° de janeiro de 2021, além de serem empossados os vereadores eleitos, foram definidos os membros para a Mesa Diretora. Disputaram a presidência os vereadores: Geraldo Voluntário (MDB), Val Demarchi (DEM) e José Pereira (PSD).
Com 13 votos, foi eleito como presidente o vereador José Pereira dos Santos (PSD). Como vice-presidente: Hernani Leonhardt (MDB). Primeiro secretário: Adriano La Torre (PP). Segundo secretário: Julinho Lopes (PP).
Em entrevista ao Diário do Rio Claro, o presidente eleito José Pereira falou sobre os planos e a composição da Casa. Pela primeira vez ocupando a presidência, em seus 6 mandatos como vereador, Pereira já ocupou todos os demais cargos na Mesa Diretora.
Segundo Pereira, uma das prioridades será resgatar a imagem da Câmara Municipal. “É preciso mudar a postura da Câmara. Isso não é o Pereira quem está falando, são todos os vereadores. Todos querem resgatar a imagem da Casa, com um trabalho sério e de alto nível, recuperando a credibilidade da instituição para com a população”, disse o vereador.
Filiado ao partido do prefeito Gustavo Perissinotto, para se eleger presidente, Pereira contou com votos dos vereadores da coligação, mas também de partidos que eram oposição ao PSD, como o Progressistas, MDB e até DEM. Na opinião do presidente eleito, isso mostrou um crescimento do PSD, que ganhou força elegendo três vereadores. “Temos três bancadas maiores, o PSD, DEM e MDB”, destacou.
Entretanto, segundo Pereira, a proposta desta presidência é não pensar em alianças. “Esse negócio de base não tem, pois nenhum vereador vota contra um projeto bom, todos votam no que é bom para a cidade. Então essa questão de ter maioria não importa, desde que o projeto seja bom, será aprovado”, apontou.
Foto: Divulgação