Neste ano, o Diário do Rio Claro inovou na proposta de uma Retrospectiva 2019. Cada jornalista do Centenário escolheu três matérias que gostou e três que não gostou de ter feito ou lido nas páginas do DRC.
VIVIAN GUILHERME, chefe de redação
NOTÍCIAS QUE NÃO GOSTEI DE VER ESTAMPADAS NAS PÁGINAS DO DIÁRIO
Tragédias ambientais causadas pelo homem
Se havia alguma crença de que as pessoas aprendem com seus erros, 2019 veio desbancar essa máxima. Depois do desastre em Mariana (MG), em 2015, quando 19 pessoas morreram após o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração, era impensável que algo semelhante pudesse voltar a acontecer. Entretanto, o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), em 25 de janeiro deste ano, provou que se não aprendermos e, muito rápido, com o passado, as tragédias serão cada vez maiores. Foram 256 mortos no maior desastre com rompimento de barragem de minério do mundo. Se já não bastasse, outro episódio ambiental marcou o ano: o vazamento de óleo nas praias do Nordeste, em 30 de agosto. Segundo o Ibama, 900 locais foram atingidos pelo óleo, que vitimou animais e contaminou a água e areia. E para concluir, não poderia deixar de citar a queimada na Amazônia. O fogo naquela região nunca deixou de existir, mas em 2019, finalmente, ganhou atenção mundial para um problema que se estende há décadas.
Fim da prisão em segunda instância
Quando meu avô escutava que algum político tinha sido condenado por corrupção, ele logo dizia: “xi, filha, isso não vai dar em nada, sempre cabe recurso”. Meu avô não viveu para ver a promulgação da lei que permitiu a condenação em segunda instância quando, a partir de fevereiro de 2016, os réus condenados nessa situação tinham o direito a recorrer aos tribunais superiores, mas não em liberdade. Da mesma forma, ele também não acompanhou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 7 de novembro de 2019, que decidiu contra a execução provisória, revertendo seu próprio entendimento que autorizou as prisões em 2016. Com isso, os condenados com base na decisão anterior podem recorrer e ser libertados, o que aconteceu com cerca de dez políticos já detidos pela Operação Lava Jato, dentre os quais: Luiz Inácio da Silva, José Dirceu, Fernando Moura, Sergio Cunha Mendes e outros. Isso, apenas no âmbito da corrupção política, sem contar os acusados de crimes como roubo, estupro, assassinato e outros, que obtiveram a liberdade.
Aproximadamente 23 mil não fizeram a biometria obrigatória em Rio Claro
O ano que se finda mostrou, novamente, que o brasileiro não nega seus epítetos. E um deles, reafirmado nesse finalzinho de ano, foi o conhecido “Brasileiro, o que deixa tudo para última hora”. O Diário do Rio Claro alerta sobre a necessidade da biometria desde 2018 e os avisos se intensificaram ao longo de 2019, os cartórios do município realizaram plantões com atendimento aos finais de semana e até mesmo feriados, indo a diversos bairros para concluir o recadastramento biométrico necessário para as eleições municipais que se avizinham. Entretanto, mesmo assim, as últimas semanas de biometria mais pareciam um cenário apocalíptico e, ao final, 22.776 não fizeram a biometria e tiveram seu título cancelado.
NOTÍCIAS QUE GOSTEI DE VER ESTAMPADAS NAS PÁGINAS DO DIÁRIO
Juninho sanciona fim da taxa de iluminação
Presente nas contas de energia elétrica dos rio-clarenses desde 2015, a famigerada Taxa de Iluminação Pública teve um ponto final em 2019. Nós, jornalistas que acompanhamos as manifestações na Câmara Municipal em 2014 e 2015, clamando pelo fim da Taxa, também publicamos em 2016 as promessas de campanha do então candidato a prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Naquela época, ainda ocupando a cadeira de vereador, Juninho prometia extinguir a Taxa, a exemplo de seu antecessor – Du Altimari – que foi eleito com a promessa de romper a PPP [Parceria Público-Privada] do Daae. Entretanto, ao assumir o posto no Executivo, Juninho não cumpriu a promessa de encerrar a cobrança logo em seu primeiro mês de mandato. Foram necessários três anos para que a administração e o Legislativo encontrassem uma forma para derrubar a cobrança. Com isso, em 10 de dezembro deste ano, o prefeito sancionou o fim da Taxa, que será extinta a partir de 2020.
Museu Amador Bueno da Veiga é reaberto
Tenho certeza que, assim como eu, muitos rio-clarenses não acreditavam que o Museu da Baronesa, como era popularmente conhecido, voltasse a abrir suas portas. Ainda antes do incêndio que atingiu o prédio em 21 de junho de 2010, o Museu já estava fechado para visitação e aqui, nas páginas do Diário do Rio Claro, o jornalista Antonio Archangelo alertou diversas vezes sobre o abandono do prédio. Após o incêndio, as reformas começaram e pareciam nunca terminar, mas, finalmente, a obra foi entregue e a inauguração se deu no dia 29 de agosto. Além dessa obra, quero destacar outra reivindicação antiga dos jornalistas: o Jardim Público. É certo que a situação ainda não é a ideal (ainda há o problema dos moradores de rua e dos ambulantes que precisam de
condições melhores), mas a nova iluminação, inaugurada no último dia 6 de
dezembro, sem dúvidas, já trouxe uma nova vida para o Centro da cidade. Ainda
sobre espaços públicos que sempre geraram debate, em 2019, pela primeira vez se
falou sobre a exploração comercial da Floresta Estadual Edmundo Navarro de
Andrade, o Horto Florestal.
Lava Jato tem recorde de denúncias em 2019
Em 2019, a força-tarefa da Lava Jato apresentou o maior número de acusações na história da operação. Foram 29 denúncias, contra 151 pessoas. Segundo os números oficiais do Ministério Público Federal do Paraná (MPF/PR), em 2014 foram 20 denúncias contra 89 acusados; em 2015, 17 denúncias e 85 acusados; em 2016, 17 denúncias e 81 acusados; em 2017, 14 denúncias e 42 acusados; finalmente, em 2018, 14 denúncias e 99 acusados. Apesar de um ano difícil, devido ao fim da condenação em segunda instância e ao vazamento de conversas dos membros da força-tarefa, a operação seguiu com seu propósito de desmascarar a corrupção endêmica no Brasil. Ainda que não seja uma notícia inteiramente positiva, visto que estamos falando de roubo sistematizado ao patrimônio público, o que vale é destacar que a Lava Jato recuperou R$ 4 bilhões aos cofres públicos em 2019 e segue mostrando que as investigações não vão parar.
MURILLO POMPERMAYER, editor de cultura e saúde
NOTÍCIAS QUE NÃO GOSTEI DE VER ESTAMPADAS NAS PÁGINAS DO DIÁRIO
Suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens
Trata-se de um assunto por demais delicado e, acima de tudo, muito preocupante. Triste ter que noticiar que um número incontável de jovens estão cometendo suicídio devido à depressão, que tornou-se epidêmica. Um problema de saúde pública que deve ser tratado com extrema seriedade.
“Estamos vivenciando uma epidemia de maus-tratos”, afirma defensor dos animais
Outro fato que se mantém em evidência e parece não cessar. Pelo contrário. Os maus-tratos, a cada dia, se intensificam e não há meios de haver, por parte dos que se julgam racionais, consciência e, acima de tudo, humanidade. Enquanto não tivermos leis rígidas e que se façam cumprir, a covardia contra os animais tende a continuar.
Maioria dos que têm Alzheimer não possui diagnóstico
O Alzheimer é uma doença muito penosa e que, por assim dizer, não se restringe ao paciente, uma vez que os familiares padecem por conta deste mal, que faz com que a pessoa, pouco a pouco, vá perdendo a essência. O diagnóstico é imprescindível a partir do momento que alguns sinais passem a ser notados. Uma vez diagnosticado, o paciente tem condições de ter uma melhor qualidade de vida.
NOTÍCIAS QUE GOSTEI DE VER ESTAMPADAS NAS PÁGINAS DO DIÁRIO
Publicitários avaliam trajetória longeva do Diário
Em 2019, o Diário do Rio Claro completou 133 anos. Sua fundação se deu em 1886, mesmo ano em que nascia, nos Estados Unidos, a Coca-Cola. Embora distintos, tanto o Diário, quanto a Coca se mantêm há mais de um século, sem cessar, em plena atividade e com trajetórias exitosas. Como é possível uma marca atravessar as décadas do modo como fizeram o Diário do Rio Claro e a Coca-Cola? Foi a indagação que fizemos a profissionais ligados ao marketing, que expuseram seus pontos de vista a respeito de tamanha façanha comercial.
No ar em Terra Nostra, Fábio Dias não pretende voltar à televisão
O talento do ator rio-clarense Fábio Dias, hoje empresário, pode ser evidenciado novamente, uma vez que o canal por assinatura “Viva” reprisou, recentemente, o megassucesso “Terra Nostra”, exibido originalmente no início dos anos 2000, e que alçou Dias ao patamar de grande estrela global. A matéria do Diário com o ator repercutiu nacional e internacionalmente.
Camilo Riani é contemplado com o Troféu HQMIX, o Oscar dos quadrinhos brasileiros
O ilustre rio-clarense Camilo Riani, caricaturista e pesquisador, teve um 2019 mais do que especial, uma vez que foi contemplado com um prêmio de suma relevância, considerado o “Oscar da HQ”. Para que se tenha ideia da façanha, o Troféu HQ-MIX já contemplou Ziraldo, Laerte, Paulo e Chico Caruso, além de outros grandes mestres do cartum e quadrinhos. Além do rio-clarense, Mauricio de Sousa também recebeu o prêmio este ano. Riani segue propagando o seu talento e elevando o nome de Rio Claro ao mais alto patamar.
Janaina Moro, editora de Segurança e Cotidiano
NOTÍCIAS QUE NÃO GOSTEI DE VER ESTAMPADAS NAS PÁGINAS DO DIÁRIO
Mortes de policiais comovem sociedade
Notícias referentes a mortes sempre estarão entre os fatos que jamais gostaríamos que estampassem as páginas do jornal, principalmente daqueles que perderam a vida de forma cruel. Por ironia do destino, a violência levou quem lutava contra ela, e trabalhava há anos para levar segurança para a sociedade. O adeus comoveu a cidade de Rio Claro, região e toda uma corporação que sente a perda do policial Cabo PM Luis Fernando Bortolotti Garcia, assassinado por bandidos que praticaram um assalto contra o policial quando ele chegava em sua casa, após mais um dia de serviço. Ele foi baleado com dois tiros no dia 5 de novembro, ficou internado, mas não resistiu. Cabo Garcia pertencia ao Tático Ostensivo Rodoviário do 3º Batalhão de Polícia Rodoviária e exercia a profissão desde 2002.
Violentamente e em serviço, outros policiais tiveram suas vidas cessadas por criminosos. De acordo com o registro da Secretaria de Segurança Pública, até o mês de setembro dez policiais militares morreram durante o trabalho e 11 em suas folgas. Os dados não apontam as causas da morte.
O desenfreado número de feminicídios
A luta pelos direitos iguais das mulheres já trouxe grandes conquistas, mas, infelizmente, não ao ponto de deixá-las seguras em todas as decisões de suas vidas. O fim do relacionamento foi apontado como um dos principais motivos que levaram os assassinos a tirarem a vida de diversas mulheres no país. Um grande número em nossa região. Maura Lopes de Lima, de 45 anos, entrou para a estatística de feminicídios. Ela foi morta por pelo menos dois tiros efetuados por um homem, apontado como amigo da mulher. O assassino fugiu do local. Leis existem, mas não são respeitadas pelos agressores. Prova disso, os números de descumprimentos de medidas protetivas registradas pelos setores de segurança.
Mulher morre após queda em buraco
Pedrina Emiliano da Silva, de 55 anos, seguia seu trajeto, até se deparar pelo caminho com um buraco na Avenida 1 com a Rua 25, no bairro Jardim Nova Rio Claro, no dia 10 de março e que tiraria sua vida. Com o impacto, a mulher ficou muito ferida e foi parar na UTI, chegou a apresentar melhoras, mas morreu no dia 31 de março. O caso gerou indignação e foi um dos mais vistos no portal do Diário do Rio Claro.
NOTÍCIAS QUE GOSTEI DE VER ESTAMPADAS NAS PÁGINAS DO DIÁRIO
Anexo de Violência Doméstica inicia as atividades
Após um longo período de espera, a cidade de Rio Claro passou a contar com o Anexo da Violência Doméstica, um mecanismo que vai ao encontro com os anseios de quem busca justiça para casos de crimes contra as mulheres. Pelo anexo passarão todos os casos de violência contra a mulher da comarca. A proposta é agilizar o atendimento já realizado, com o objetivo de punir e prevenir a violência contra a mulher.
Policiais salvam crianças
Muito satisfatório e emocionante divulgar o trabalho de policiais militares para salvar vidas. Ao longo do ano, foram diversos casos que tiveram um final feliz. Familiares em desespero recorreram aos profissionais ao constatarem engasgamento em crianças. Treinados, colocaram em prática as técnicas que recebem em treinamentos ao longo da carreira. Em uma das ocorrências, os policiais levaram apenas três minutos desde a solicitação da mãe, através do Copom, até a chegada na casa da família que estava em pânico após o bebê ter se engasgado com leite materno. Em todos os casos, os bebês se encontravam arroxeados e com pouca respiração. Os policiais militares realizaram manobras para desobstrução. Todos os resultados foram comemorados pelos profissionais e por nós, que noticiamos.
Arte transformadora
Em meio a tantas notícias que nos entristecem, se deparar com histórias que inspiram e ter a permissão de contar é gratificante. Sabe aquelas pessoas com quem você não cansa de conversar e aprender? É assim com o professor Pedro Conceição, que transforma vidas através da música. Fez isso desde criança, viajou o mundo levando a alegria da arte, mas decidiu trocar os palcos pelas salas de aula, com o objetivo de incentivar o pensamento dos alunos. O professor de Filosofia inseriu a música para ajudar os estudantes a assimilarem o conteúdo. Daí surgiram composições de poesias, músicas e até a criação de um vídeo clipe.
ODAIR FAVARI, editor de esportes
NOTÍCIAS QUE NÃO GOSTEI DE VER ESTAMPADAS NAS PÁGINAS DO DIÁRIO
Eliminação do Rio Claro FC na série A2
Depois de brilhar em campo durante 16 rodadas e de ficar com a melhor sobre o EC Santo André no jogo de ida das Quartas de Final, fechando o contador em 1X0, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, o Rio Claro FC recebeu o oponente no dia 6 de abril, no Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho, para o confronto de volta válido pela temporada 2019 da série A2 do Campeonato Paulista de Futebol. Foi uma partida belíssima que certamente ficará guardada na mente da Torcida Rio-Clarista, entretanto, mesmo com o golaço marcado por Roger Bernardo em uma cobrança de falta aos 49 minutos do segundo tempo, o enfrentamento terminou empatado naquela noite chuvosa na Cidade Azul e, na soma dos placares, o contador acusou 2X2. O resultado levou a disputa para os pênaltis e o Ramalhão, infelizmente, venceu o Azulão de Adilson Teodoro por 5X4. Em seguida, o Time de Santo André alcançou novos êxitos na competição, eliminando o EC Água Santa na Semifinal e a AA Internacional na Grande Final, colocando na estante o Título de Campeão do certame da Federação Paulista de Futebol [FPF].
Eliminação da AE Velo Clube na série A3
Da mesma forma, depois do empate por 0X0 no primeiro confronto com o GO Audax, no Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco, a AE Velo Clube adentrou ao gramado do Estádio Benito Agnelo Castellano no dia 13 de abril para o derradeiro compromisso válido pelas Quartas de Final da série A3 do Campeonato Paulista de Futebol. Na ocasião, os comandados por Karmino Colombini realizaram um grande jogo, porém, a forte e constante chuva atrapalhou as finalizações e nada, tampouco as entradas de Pedro Henrique, Douglas e Vinicius conseguiram frear Marcondele que, aos 38 minutos do segundo tempo, abriu o contador para o oponente e, não obstante, quatro minutos depois, o mesmo Marcondele ampliou, fechando o placar em 2X0! Ao todo, foram 17 partidas invicto pelo certame promovido pela Federação Paulista de Futebol [FPF] e apenas uma derrota a qual, aliás, infelizmente para a Torcida Velista, impediu o Rubro-Verde de seguir lutando pela vaga na série A2! Na sequência, o Time de Osasco eliminou o Barretos EC na Semifinal e a A Monte Azul na Grande Final e garantiu o Título de Campeão!
A morte de Luiz Garrito, o popular Jatobá
No dia 10 de julho, meu amigo Lu Garrito, filho do Lendário Jatobá, encaminhou mensagem via WhatsApp dizendo que seu pai havia morrido. Um notícia triste que inundou os nossos corações e que fez o dia passar mais devagar. Como destaquei na ocasião, não cheguei a ver o Jatobá jogar e o conheci através da oportunidade gerada pelo Jornalismo em fazer uma matéria acerca de sua extensa e profícua carreira futebolística. No fim do ano de 2018, com dificuldades para andar, Jatobá não hesitou em ir até o Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho, o Schmidtão, para que fizéssemos um ensaio fotográfico, momento em que pude testemunhar sua alegria por poder novamente, depois de tanto tempo, pisar no gramado. HOJE, nesta retrospectiva, reafirmo que naquela manhã aprendi mais sobre o Futebol que qualquer cartilha já tenha publicado. Com a sua partida para o Time Celestial, perdeu a Memória do Futebol e perdeu a Cidade Azul, entretanto, jamais esquecerei de sua definição para o esporte praticado nas quatro linhas. – Seu Jatobá, o que é o Futebol? “Ora, ora, Futebol é Paixão, Amor e Alegria!”
NOTÍCIAS QUE GOSTEI DE VER ESTAMPADAS NAS PÁGINAS DO DIÁRIO
Vitória do Leão sobre o Franca BC
No dia 13 de dezembro, diante da apaixonada Torcida Leonina que compareceu ao Ginásio de Esportes Felipe Karam, o Valente Esquadrão do Rio Claro Basquete/Renata conquistou a primeira vitória em casa na temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil [NBB]. Em uma noite mágica na qual o elenco formado pelos atletas Prochnow, Gerson, Thiaguinho, Lucão, Bruno, Jefferson, Sanchez, Pastor, Ansaloni, Pedro, Baxley, Enzo, Sahdi, Lelê e Figueroa deu tudo em quadra, o Clássico Nacional contra o Franca BC terminou com o placar anotando 98X84, resultado que renovar a esperança do Leão na competição da Confederação Brasileira de Basketball [CBB]. Importante destacar que a boa notícia foi possível devido ao empenho do treinador Fernando Penna e de sua competente Comissão Técnica, bem como pelo apoio do Pastifício Selmi S/A, empresa alimentícia que detém a marca Renata e que durante todo o ano de 2019 assinou o Patrocínio Máster do RCB/R, agremiação que, por sua vez, além do campeonato da CBB, participou da Liga Ouro de Basquete, da Liga Nacional De Basquete [LNB], e, do Campeonato Paulista de Basketball, da Federação Paulista de Basketball [FPB].
Jogos do Campeonato Amador
Estampar os compromissos semanais dos clubes nas páginas do Diário Esportes certamente foi o Grande Feito de 2019! O Tradicional Campeonato Amador de Rio Claro – competição dividida nas séries Ouro, Prata e Bronze que, importante salientar, desde 2017 nutre parcerias entre a Secretaria de Esportes e Turismo [Setur], a Liga Municipal de Futebol [LMF], a Comissão Organizadora do Campeonato Extra Amador de Rio Claro [Cocearc] e o futebolista João Algarve – contou com nada menos que 64 equipes que disputaram vitória em suas respectivas modalidades sem que houvesse qualquer problema de disciplina dentro ou fora das quatro linhas, esbanjando assim, o gostoso sentimento desportivo que tomou conta dos distritais da Cidade Azul. Lembrando que as agremiações que conquistaram o Título de Campeão foram a AA Boa Vista [Ouro], o Garotos da Farra FC [Prata] e o Mata Negra FC [Bronze]. Também que este ano o certame promovido pela LMF homenageou o jogador José Carlos Erbetta e o torneio da Cocearc reverenciou o esportista Ari Bernardo. Tudo com o imprescindível apoio do secretário de Esportes e Turismo, Ronald Penteado que, aliás, prometeu mais Amadorzão em 2020!
Rio-clarenses no Pan-americano
Entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2019 aconteceram os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A boa notícia para a Cidade Azul foi que entre os 6 mil atletas que representaram 41 países e que competiram em 38 modalidades haviam seis rio-clarenses! Os taekwondistas Talisca Reis e Netinho Marques, a boxeadora Jucielen Cerqueira, as ciclistas Wellyda Rodrigues e Daniela Lionço e o ginete Rafael Losano fizeram bonito na Grandiosa Atração promovida pela Organização Desportiva Pan-Americana [ODEPA]. Os resultados foram para lá de satisfatórios, relembre: Netinho e Talisca conquistaram Ouro e Prata, respectivamente; Jucielen, a Prata; Wellyda e Daniela, o 5º Lugar; e Rafael, a Prata! Importante destacar que os esportistas integram a Academia ProTeam de Rio Claro [do casal Nicolas Pigozzi e Carmen Carolina], a MM Boxe de Rio Claro [da Família Macedo], a Associação Beneficente de Esportes e Cultura [Abec] de Rio Claro [do casal Walter Hohne Jr. e Natália Varela] e o Clube de Cavaleiros Professor Victorino Machado [agremiação de jóqueis presidida por Amanda Borotti], além de contarem também com o indispensável apoio da Secretaria de Esportes e Turismo [Setur].
Foto principal: Divulgação-Corpo de Bombeiros de Minas Gerais