Os eco friendly ou joias sustentáveis estão aparecendo cada vez mais na mídia, sempre relacionadas a nomes da alta joalheria. Estratégias e lógicas de mercado já estão em prática, pois em tempos de conscientização ambiental, a busca por pedras e metais preciosos nem sempre é politicamente correto, por isso a mudança vem acontecendo.
O antagonismo no segmento da joalheria continua. De um lado há muitas vezes exploração incorreta do meio ambiente, enquanto do outro lado se veja glamour. Outro aspecto a destacar é que, na busca por pedras e metais preciosos, os direitos humanos, na maioria das vezes, são esquecidos.
O novo conceito de joias sustentáveis vem ganhando força, mantendo a elegância das peças, que são verdadeiras obras de arte durante sua produção e no resultado final. Atualmente uma das tendências das grandes joalherias é o uso do ouro ético.
Uma joia é considerada sustentável quando se enquadra em formas e lógicas sustentáveis, como exemplo, o ouro ético que é extraído da exploração de uma forma mais justa, vindo da mineração responsável, ou seja, não traz malefícios ao meio ambiente, nem a comunidade que mora próxima ao local e nem aos trabalhadores envolvidos na mineração. Joalherias que optam pelo uso do ouro ético oferecem aos clientes a mesma qualidade de peças, porém desde o momento da exploração dos metais, a produção é mais justa.
Outro exemplo são joias utilizadas com materiais reciclados, assim como os outros metais, os nobres também podem ser reciclados e ressignificados em peças belíssimas, não tirando de forma nenhuma a sofisticação da joia.
Também outra possibilidade é a produção de joias em laboratórios, isso já vem sendo praticado há algum tempo. Essa produção acontece a partir da criação de uma nova zema através dos mesmos materiais. São pedras produzidas pelo homem em laboratório e denominadas pedras sintéticas. Essas peças são joias sustentáveis maravilhosas, durante o Festival de Cannes atrizes usaram joias produzidas sinteticamente a partir do carvão.
Desconstruindo o pensamento relacionado a joia, podemos citar as joias sustentáveis que são peças únicas e conceituais, criadas através de couro ecológico, pelúcia, seda e resina. Essas peças são consideradas joias por serem peças repletas de conceitos, embora suas composições não sejam feitas a partir de metais nobres ou pedras preciosas.
O processo de fabricação de uma joia pode ser dividido em diversas etapas, como fundição, laminação, trefilação, acabamento e galvanoplastia, todos impactam o meio ambiente, por esse motivo o novo conceito de joias sustentáveis, com o objetivo de minimizar esses problemas ambientais, colaborando com um futuro mais sustentável.