Enquanto o Time Brasil desfilava no rio Sena na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a quase 15 mil quilômetros de distância dali – mais especificamente no Taiti -, os atletas de surfe também participaram de um evento para marcar o início da maior competição do planeta. E o Time Brasil, que possui a maior equipe entre todos os países da modalidade, com seis atletas, teve Tatiana Weston-Webb como porta-bandeira no local.
Já Gabriel Medina representou o país na tradicional cerimônia das areias, em que cada país coloca a areia de uma praia local dentro de um vaso. A praia escolhida pelo Brasil foi a do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com uma linda celebração dos nativos apresentando toda a cultura local, figurino caracterizado e música típica dessa ilha que possui uma natureza exuberante.
“Sinto uma honra gigante carregar a bandeira do Brasil, especialmente aqui no Taiti, onde tem grande expectativa pros brasileiros e eu acho que a energia daqui do Taiti está transmitindo pro mundo inteiro, especialmente o nosso time, a gente está aqui como uma família e eu tenho certeza que tudo vai dar certo. Então, seu estou muito grata de ter mais uma oportunidade aqui, nessa olimpíada 2024 e eu estou muito animada”, afirmou Tati Weston-Webb.
Além de Tati e Medina, o Time Brasil de surfe é composto por Filipe Toledo, João Chianca, Tainá Hinckel e Luana Silva.
A tradicional Cerimônia das Areias reuniu atletas de todo o mundo, unindo as areias de cada país, simbolizando a união entre as nações e um espírito olímpico de confraternização. Seguindo a abertura, as autoridades tomaram a palavra para dar início oficial aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no Taiti, onde o destaque foi ele que, como sempre, motiva todos os presentes com o seu ar magistral e benevolente de conduzir suas palavras com leveza e alegria, Fernando Aguerre, presidente da ISA (International Surfing Association), um dos grandes nomes responsáveis por tornar do surfe, um esporte olímpico. (Fonte: www.cob.org.br)
Foto: William Lucas/COB