O São Paulo sonha com a reconquista da América, 19 anos depois. Mas, para isso, terá de superar 3 desafios até chegar à grande decisão. O primeiro deles, o Botafogo, melhor equipe do Brasil na atualidade e que busca o título inédito da Copa Libertadores.
O embate desta quarta-feira (18), válido pela 1ª. rodada das quartas de final, acontece no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, às 21h30. Para este compromisso, o técnico Luis Zubeldía, do Tricolor, tem dúvida quanto ao aproveitamento dos meias Liziero e Rodrigo Nestor, ambos lesionados.
O destaque, fica por conta da permanência como titular do atacante William Gomes, que vem tendo bom desempenho e fazendo gols nos jogos em que tem tido a oportunidade de atuar. Foi assim na vitória contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão no último final de semana. Na Libertadores, o São Paulo tem campanha um pouco melhor que o Botafogo. Em 6 jogos disputados, a equipe do Morumbi obteve 5 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota. Para chegar às quartas de final, o Tricolor eliminou nas oitavas o Nacional do Uruguai.
Uma provável escalação do São Paulo para este primeiro jogo, tem: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Wellington Rato, William Gomes (Luciano) e Lucas; Calleri.
Já o Botafogo, sabe que precisa de um bom resultado jogando em seus domínios para ter alguma vantagem no jogo de volta no Morumbi, semana que vem, onde o São Paulo é sempre muito forte atuando diante de seu torcedor.
A campanha do Fogão na Liberta até o momento soma quatro vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Nas oitavas, o Botafogo eliminou o Palmeiras. Para o jogo contra o São Paulo, o técnico Artur Jorge deve promover a estreia do lateral esquerdo recém contratado Alex Telles. O provável Botafogo que vai à campo contra o São Paulo tem a seguinte escalação: John, Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Almada, Luiz Henrique, Savarino e Igor Jesus.
O jogo Botafogo x São Paulo terá transmissão ao vivo da TV Globo e do canal ESPN. Para apitar o duelo brasileiro na Libertadores, valendo vaga à semifinal, a Conmebol escalou o árbitro uruguaio Esteban Ostojich, que terá como assistentes Nícolas Tarán e Carlos Barreiro, também uruguaios.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Vitor Silva