Um ato que pode ser considerado de extrema violência e covardia, inadmissível para um atleta profissional, de quem jamais se espera um comportamento dessa natureza contra seu colega de profissão, foi praticado pelo jogador Bruno Costa, do Novorizontino, contra o jogador do Velo Clube, Douglas Skilo, na partida válida pelo Campeonato Paulista da Série A2, que acabou com a vitória do Velo por 2×0, disputada na quarta-feira (1), no estádio Benitão, em Rio Claro. Aos 17 minutos do segundo tempo, Bruno Costa acertou uma forte cabeçada contra Douglas Skilo, que teve o nariz fraturado por conta da agressão, conforme constatou exame médico, feito posteriormente. Indignada com a atitude violenta e covarde do jogador Bruno Costa, camisa 7 do Novorizontino, a diretoria do Velo Clube, emitiu uma nota oficial, ao término do jogo, com o seguinte teor:
Nota oficial da diretoria do Velo Clube
A Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense informa que o atleta Douglas Skilo, vítima da agressão física ocorrida na noite de quarta-feira (01), durante a partida contra o Novorizontino, no Estádio Benito Agnelo Castellano, foi encaminhado ao hospital para atendimento médico e passou por exames de Raios-X onde foi constatada a fratura no nariz do atleta. O atleta Douglas Skilo foi atendido, medicado e segue agora em tratamento e acompanhamento pela equipe do próprio Departamento Médico do Velo Clube. O Velo Clube Rioclarense repudia qualquer forma de agressão física e lembra que o futebol é um esporte que tem como alguns dos objetivos a interação social e lamenta a postura do jogador Bruno Costa pela agressão cometida e que nada justifica o ato praticado.
O que diz o relatório do árbitro
Na súmula do jogo, publicada no site da Federação Paulista de Futebol, o árbitro Matheus Delgado Candançan relata que aos 62 minutos de jogo, expulsou o atleta Bruno da Silva Costa, do Novorizontino, pelo motivo de, após já ter sido advertido com cartão amarelo, empurrar o seu adversário com o jogo paralisado, caracterizando uma conduta antidesportiva. Após ser expulso, o citado jogador vai em direção de seu adversário de número 16, Sr. Douglas Pires da Rosa (Skilo), desferindo e atingindo o rosto de seu adversário com uma cabeçada, derrubando-o e causando sangramento do nariz. O atleta atingido necessitou de atendimento médico.
Pena de 8 a 24 partidas para o agressor
O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ), em seu artigo 254-A Inciso I, considera agressão física desferir cabeçada de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido. A pena varia de 4 a 12 partidas. Mas pode ser aumentada de 8 a 24 partidas se, da agressão, resultar lesão corporal grave atestada por laudo médico, conforme estabelece o parágrafo 2º. do referido artigo.
Jurídico do Velo recomenda Boletim de Ocorrência
O departamento jurídico do Velo Clube orientou para que seja feito um boletim de ocorrência contra o jogador Bruno Costa devido à agressão física. O árbitro relatou a agressão na súmula da partida e esta também deverá ser julgada pela própria Federação Paulista de Futebol.
Mídia nacional repercute agressão
Ainda no dia de ontem (2), vários veículos de comunicação repercutiram o ato de violência praticado contra o jogador do Velo, Douglas Skilo. Sites especializados e programas esportivos veiculados na internet, no rádio e também na televisão relataram e opinaram sobre o fato, dentre eles, o programa Os Donos da Bola, apresentado por Renata Fan, da TV Band.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução