O ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), venceu o segundo turno para o governo de São Paulo, com 51,75% dos votos válidos e mantém a hegemonia tucana no Estado.
Márcio França (PSB) ficou em segundo lugar, com 48,25% dos votos válidos. Os números são de 100% de urnas apuradas.
HISTÓRICO
João Doria tem 58 anos e é formado em jornalismo e publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV!. Empresário, tem um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.
Filiado ao PSDB desde 2001, o empresário João Doria ficou conhecido por produzir e apresentar os programas Sucesso e Business em canais de TV, além de organizar eventos e palestras. Entrou na vida pública a convite do tucano Mário Covas (morto em 2001), do qual foi secretário de Turismo. No governo do ex-presidente José Sarney, Doria foi presidente da Embratur. Em 2016, foi eleito prefeito de São Paulo, mas renunciou ao mandato para concorrer a governador.
Em 2003, fundou o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade com 1,7 mil empresas filiadas. Foi secretário de Turismo da capital paulista na gestão do então prefeito Mário Covas e presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) no governo do presidente José Sarney.
RIO CLARO
Em Rio Claro, João Doria venceu com 69,24% contra 30,76% de Márcio França. Em números de votos, o tucano teve 65.965 votos, ao passo que o pessebista obteve 29.302.
Brancos foram contabilizados 4,26% e, nulos, 13,69%.
Para o prefeito João Teixeira Junior, Juninho da Padaria (Democratas), o interior foi responsável pela vitória do PSDB no Estado. “Isso demonstra que a população está apostando no que ele prometeu”, destaca.
O democrata frisou que pretende usar a força política, já que o vice de Doria, Rodrigo Garcia, é do mesmo partido do prefeito. “Vamos utilizar essa força política para trazer recursos, sobretudo, o sonho da Fatec e mais dinheiro para a saúde”, completa o prefeito rio-clarense.
Foram 15.892 eleitores que optaram pelo voto nulo no município de Rio Claro. Já com relação à opção pelo voto em branco, foram contabilizados nesse domingo 4.945.
Os votos válidos somaram 95.267, que representa 82,05% do total.
Segurança é proposta de Governo
Um dos principais temas desta eleição, a segurança está entre as prioridades de João Doria, novo governador eleito do Estado. No último debate, o tucano destacou que pretende valorizar as polícias, além da criação de mais 17 batalhões da PM. “Minha proposta é a valorização das polícias Militar e Civil, melhoria dos salários, igualmente para bombeiros e polícia científica […]. Polícias nas ruas: vamos criar mais 17 batalhões aqui em São Paulo, com a Força Tática da PM atuando nas ruas. Vamos colocar polícia nas ruas e bandidos na cadeia”, argumentou.