Com 33,5%, a Pesquisa publicada na última terça-feira (19), coloca o pré-candidato João Dória (PSDB) na liderança da corrida eleitoral para o governo do Estado de São Paulo. O trabalho tem a assinatura do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com a Rádio Jovem Pan. Seguindo Dória, vem Paulo Skaf do MDB com 22,3% e a seguir Marcio França(PSB), com 8,2%, logo a seguir aparece Luiz Marinho (PT), com 6,5%.
João Dória aparece à frente dos candidatos em todas as faixas de eleitores. Mas, entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos é que o ex-prefeito da capital leva a maior vantagem, 37,1% contra 23,3% DE Paulo Skaf.
Em um cenário com um maior número de candidatos João Dória diminui pouco o seu percentual, mas mesmo assim continua a liderar.
O tucano também é o candidato com a menor rejeição entre os postulantes.
Em uma das perguntas da pesquisa pesquisava-se o índice de rejeição do candidato. A pergunta feita foi: ”Não votaria nele de jeito nenhum para Governador do estado de São Paulo”. 42,9% dos entrevistados disseram que não votariam em João Dória, 46% não votam em Paulo Skaf, 50,7% apontam rejeição contra Marcio França e 55,3% apontam Luiz Marinho.
O instituto ouviu dois mil eleitores entre os dias 13 a 18 de junho, em 82 cidades do Estado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob nº SP-01617/2018.
Os presidentes dos diretórios municipais do PSDB e do MDB comentaram os resultados da pesquisa.
“O ex-prefeito de São Paulo lidera nos dois cenários, na disputa na disputa pelo governo paulista, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Tanto o PSDB como o Dória trabalharão com muita humildade, muito trabalho no intuito de vencer as eleições de outubro próximo. Isso tudo para preservarmos e para continuar avançando na qualidade de vida dos paulistas. Enquanto outros estados estão falidos, sem conseguir pagar sequer os salários de seus servidores em dia, como Rio, Bahia e outros, aqui no estado de São Paulo, o Geraldo Alkmin, deixou como governador o nosso estado em ordem e ainda fez grandes investimentos que servem para dar exemplo ao país.
Em seu discurso em Bauru, Dória disse que vai criar a Secretaria do Interior, esse será seu primeiro ato como governador. E esses atos e o conhecimento do seu trabalho à frente da prefeitura da maior cidade do país, estão colocando-o na liderança das pesquisas”, assim é como vê a corrida eleitoral o presidente do diretório do PSDB em Rio Claro, João Walter.
“Eu vejo a disputa eleitoral se mantendo entre os nomes de Paulo Skaf e João Dória. Acredito que esse panorama seguirá até o segundo turno, quando o MDB poderá ter o apoio do governador do Estado”, comentou João Vieira, presidente do diretório municipal do MDB em Rio Claro.