O Jiu Jitsu de Rio Claro faz sucesso no exterior. Em competição disputada na cidade de Santiago do Chile, nos dias 28 e 29 de setembro, os atletas Vitor Hugo Borges, 16 anos, peso leve juvenil, e Leonardo Canato, 18 anos, peso leve adulto, superaram todos os adversários que encontraram pela frente e conquistaram a medalha de ouro, em suas respectivas categorias, no AJP Tour de Jiu Jitsu.
Foi a primeira experiência internacional de Vitor Hugo e Leonardo, alunos do professor Eduardo Mendes, da Academia Mendes de Jiu Jitsu. Ambos atletas em visita ao jornal Diário revelaram que a meta agora é preparar-se para o Mundial que acontece no mês de novembro deste ano e será disputado no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Segundo o professor Eduardo Mendes, são grandes as chances de Leonardo e Vitor Hugo conseguirem bons resultados no Mundial. A fase de preparação já se inicia a partir de agora, com vistas à disputa que promete ser das mais difíceis.
Recentemente, também pelo AJP Tour de Jiu Jitsu, etapa de Brasília-DF, Vitor Hugo Borges e Leonardo Canato conquistaram medalhas de ouro. Para o futuro, a expectativa é poder desenvolver uma carreira nos Estados Unidos, em paralelo com os estudos, uma vez que, infelizmente, o Jiu Jitsu não recebe no Brasil o apoio que merece.
Sobre isso, o professor Eduardo Mendes, que também já foi atleta de alto nível, esclarece que o empresariado local poderia olhar com bons olhos para o Jiu Jitsu e apoiar a modalidade, uma vez que ela traz muitos benefícios aos praticantes, faz bem à saúde e contribui para desenvolver o foco e a concentração. “Temos na academia crianças a partir de 3 anos de idade e os pais sempre nos transmitem a mudança para melhor no comportamento, inclusive nos estudos, atribuída à prática do Jiu Jitsu”.
Mais informações sobre o Jiu Jitsu e o trabalho desenvolvido pela Academia Mendes de Rio Claro podem ser obtidas através do fone: 19-9-8166-4316 e também nas mídias sociais, Facebook e Instagram.
Por Geraldo Costa Jr. / Fotos: Hércules Marcos