Fotos e vídeos antigos sempre despertam interesse e curiosidade, quer porque nos fazem conhecer ou recordar eventos familiares que ficaram no passado, ou porque nos permitem, entre outras coisas, viajar na história.
Foi o que despertou, por exemplo, uma velha foto postada no grupo “Fotos Antigas de Rio Claro”, do Facebook.
Trata-se do registro de um antigo meio de transporte coletivo, conhecido como Jardineira.
A foto foi tirada na Rua 6, em frente à Igreja Matriz de São João Batista.
Na direção do veículo posa, com orgulho, seu condutor, Ascendino Mesquita Pinto.
“O ano é 1935 e Jardineira fazia a linha Rio Claro/Ipojuca (atual Ipeúna)”, conta Fernando Pinto, que mantém a foto em seu acervo pessoal, já que, o motorista era seu avô paterno.
Infelizmente, Fernando não tem mais detalhes sobre o ofício do avô ou sobre as muitas histórias que se desenrolaram nas duras viagens durante o referido trajeto. “Não cheguei a conhecê-lo, pois quando meu pai casou, em 1950, ele já era falecido”, justifica.
Mesmo sem qualquer outro detalhe, contudo, basta olhar a foto e é possível quase ouvir o ronco do motor nos remetendo a uma época saudosa, mesmo que desconhecida para muitos.
É possível, olhando para a velha estrutura de madeira do veículo, dar uma volta ao passado, matar a saudade ou sentir um pouquinho de uma época que muitos admiram, mas não viveram.
O simpático ônibus parece uma máquina do tempo mesmo e sua foto na internet despertou grande interesse e a sensação é de estar numa época gostosa. Ou talvez mais difícil também, já que, o veículo de 1935 não esconde o fato de como era difícil o ir e vir das pessoas no início do século passado, quando o transporte era rudimentar e as ruas de paralelepípedos e as estradas de terra.Sem contar que as laterais abertas não protegiam os passageiros da chuva e do frio.
Mas, mais do que tudo isso, a foto da vagarosa Jardineira nos faz notar também uma Rio Claro diferente, que passa rápido pela nossa frente, mas que não é percebida.
Foto: Divulgação