Em plantão de vacinação que será realizado nesse sábado (20), Rio Claro terá ação no Jardim Público das 9 às 15 horas. Os pais devem levar crianças de 1 a 4 anos para tomar a vacina contra a poliomielite. No local também haverá vacinação contra a gripe.
Sábado será o Dia “D” da campanha de multivacinação e contra a poliomielite. Para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, haverá atendimento nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família do município, com exceção de Boa Vista, Guanabara e São Miguel.
Ao longo desta semana a vacinação também é realizada. De segunda a sexta-feira o atendimento é a partir das 7h30 nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. No caso das unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, que funcionam em horário estendido, a vacinação segue até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação é até as 16h30. Não há vacinação na unidade do Boa Vista, que está em reforma.
Levantamento da Vigilância Epidemiológica divulgado na quinta-feira (11) aponta que, em Rio Claro, desde o início da campanha de multivacinação 278 crianças e adolescentes compareceram a uma unidade de saúde e 191 estavam com alguma dose atrasada e receberam a vacina correspondente à idade e ao calendário vacinal.
É importante a apresentação da carteira de vacinação, assim o profissional de saúde poderá conferir e atualizar as carteirinhas, aplicando as doses necessárias.
“Todas as crianças de 1 a 4 anos, independente da situação vacinal, precisam tomar a dose contra a pólio”, informa Fabyolla Lourenço, responsável pelo setor de imunização. O levantamento mais recente, de quinta-feira, aponta que nesta campanha foram vacinadas 200 crianças.
O objetivo da campanha é ampliar as coberturas vacinais e, para isso, serão aplicadas as vacinas que compõem o plano nacional de imunização, que protegem contra cerca de 20 doenças. A vacinação contra a gripe também continua e atende toda a população a partir de seis meses de idade.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil