A concepção de que fazemos parte do Meio Ambiente nos leva a refletir sobre nossas ações e que tipo de postura adotar para minimizar problemas ambientais que podem comprometer o futuro do planeta e das formas de vida nele existentes.
De acordo com o pensador Leonardo Boff, em sua obra “As Quatro Ecologias”, muitas instituições estão quebrando a harmonia entre o ser humano e o Meio Ambiente. Este fato mencionado pelo autor é notado ao verificarmos o aumento da devastação de áreas verdes, poluição do ar, contaminação das águas e de solos, depredação de patrimônios, dentre outros, criando-se, com isso, uma injustiça socioambiental.
Neste sentido, desde 2010 é trabalhado no município de Rio Claro – SP o Projeto Unidos ao Meio Ambiente – UMA, onde ambientalistas e pesquisadores voluntários, sob a coordenação do Educador Ambiental Éder Varussa, com apoio de amigos e empresas, desenvolvem projetos ambientais, em conjunto com a sociedade, quanto à importância das questões ambientais, com o intuito de firmar posturas de responsabilidade socioambiental.
O projeto UMA encontra-se em seu 10º ano de atuação, reunindo atividades com jovens e crianças, em bairros do município de Rio Claro – SP com maior vulnerabilidade social. Das principais atividades, destacam-se: teatros com temas ambientais, atividades ecológicas e projetos de assistência social.
Diante disso, foi desenvolvido no domingo, dia 29 de setembro, uma ação socioambiental do Projeto UMA, no bairro Jardim Inocoop. A ação consistiu em atividades práticas que trouxeram aprendizados sobre: a) a importância do uso racional dos recursos naturais integrando aspectos sociais e ambientais; b) posturas de valor quanto à preservação e conservação da natureza, respeitando o lugar de vivência; c) noções de cuidados às plantas; d) noções sobre descarte irregular de resíduos em área urbana, dentre outras.
Atividades com esse público-alvo são importantes, uma vez que as crianças exercem papel fundamental, pois além de se atentarem para a realidade onde vivem, elas se destacam no quesito de incentivo e estímulo aos familiares e comunidade. Além disso, estas representam o futuro, pois serão os próximos adultos, e faz-se importante contribuírem para a garantia da sustentabilidade.
Ao término das atividades, as crianças foram presenteadas com chocolates e seus familiares receberam cestas básicas. Esta ação, além de transmitir ensinamentos ambientais, também contribuiu de forma social.
Nesse sentido, a construção do saber socioambiental por parte das crianças e suas famílias torna-se diferencial, pois as atividades práticas de meio ambiente estimulam práticas de cidadania e sustentabilidade.
Por Eder Varussa