Conforme a nova lei eleitoral, candidatos que pretendem trocar de partido devem fazê-lo até o próximo dia 3 de abril. O prazo teve início no último dia 5 de março e vereadores e/ou prefeitos poderão trocar de sigla sem correr o risco de perder o mandato eletivo.
Em Rio Claro, conforme levantamento feito pelo Diário do Rio Claro, apenas três vereadores estão estudando a possibilidade de troca de partido: Yves Carbinatti (CIDADANIA), Anderson Christofoletti (MDB) e Rogério Guedes (PSB). Os vereadores Hernani Leonhardt (MDB), Luciano Bonsucesso (PL), Geraldo Voluntário (DEM) e Thiago Yamamoto (PSB) não responderam ao Diário.
O vereador Yves disse estar analisando outros partidos, enquanto que Anderson Christofoletti afirmou estar em conversa com outras siglas, mas ainda nada decidido. Já o vereador Rogério Guedes, que chegou a anunciar uma candidatura a prefeito pelo PSDB, disse ainda não ter decidido para qual partido irá migrar, mas assegurou que não se filiará ao partido tucano.
FIDELIDADE
Os vereadores do DEM asseguraram estar fechados com o partido: Ney Paiva, Seron do Proerd, Val Demarchi e André Godoy. Da mesma forma, vereadores que estão há quase uma década no mesmo partido, como: Maria do Carmo (MDB), José Pereira (PTB) e Julinho Lopes (PROGRESSISTAS). Rafael Andreeta (PTB) afirmou seguir no partido no qual tem liberdade para trabalhar. Também afirmaram seguir na mesma sigla: Adriano La Torre (PROGRESSISTAS), Irander Augusto (REPUBLICANOS) e Carol Gomes (PSDB).
Paulo Guedes (PSDB) declarou que a fidelidade com o partido é ainda maior: “Não tenho a intenção de mudar de partido, até porque pretendo ser candidato a Prefeito e estou negociando esta possibilidade com o PSDB”.
Foto: Diário do Rio Claro/Arquivo