A competição que marca o início da temporada do futebol a cada ano, e desperta o interesse do público esportivo em geral, não será realizada em 2021.
A Copa São Paulo de Futebol Junior que reúne centenas de equipes do Brasil e, algumas, até do exterior, eventualmente, foi cancelada pela Federação Paulista de Futebol, promotora do evento, ainda em 2020, devido à pandemia do Covid-19.
O atual campeão da disputa é o Internacional de Porto Alegre que, ao conquistar o título em 25 de janeiro do ano passado, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, bateu o rival Grêmio, nos pênaltis.
O maior campeão da Copa São Paulo, até o momento é o Corinthians com 10 títulos conquistados. O Timão foi também o primeiro campeão da competição disputada em 1969, e conquistou em 2017 seu mais recente título.
As equipes do Velo Clube e do Rio Claro FC já participaram de várias edições da Copa São Paulo, com seus estádios sendo, inclusive, sedes em algumas oportunidades. O CA Juventus, equipe amadora de Rio Claro, tinha por tradição disputar a Copa São Paulo, durante a década de 1970 e início dos anos 1980, o que despertava o interesse da garotada rio-clarense, amante do futebol, em defender as cores grená.
A Copa São Paulo de Futebol foi organizada e disputada pela primeira vez em 1969, pela Prefeitura de São Paulo como o nome de Taça São Paulo de Futebol, reunindo garotos da categoria dente-de-leite e, depois, infantil. Nos dois primeiros anos, permitia apenas a participação de clubes paulistas. Em 1981, a idade limite foi alterada para 20 anos e a competição passou a ter o nome que ostenta até hoje.
Desde que foi criada, somente em 1987, a Copa São Paulo não foi disputada. A data da final de todas as edições, 25 de janeiro, coincide com o aniversário da cidade de São Paulo.
Por Geraldo José Costa Jr./ Foto: Arquivo/Diário do Rio Claro