O IX de Julho F.C. tradicional clube do futebol amador de Rio Claro completa neste sábado (9), 55 anos de fundação.
Curiosamente, o início da trajetória do alvirrubro do Jardim América, teve início no bairro da Vila Aparecida, mais exatamente, na praça que leva o nome do clube.
Foi ali que os esportistas Francisco Crisci Neto, carinhosamente como Chiquinho Barbeiro, Artur Marques, Luiz Crisci e Antonio Talarico, fundaram a agremiação que, ao longo dos anos vindouros, iria agregar inúmeros adeptos, conquistar além de vários títulos, a simpatia e o respeito dos esportistas de Rio Claro e região.
Oito anos depois de sua fundação, o IX de Julho FC filiou-se à Liga Municipal de Futebol. Um grande feito na história do clube, foi a conquista do estádio IV Distrital, localizado no Jardim América, e inaugurado em 4 de abril de 1982. O craque que primeiro balançou as redes do estádio foi o saudoso Antônio Gilberto Bis, mais conhecido como Foguinho Bombeiro.
Sempre participando das competições promovidas pela Liga Municipal de Futebol e pela Secretaria Municipal de Esportes, o IX de Julho FC ostenta em sua sede, uma bonita e rica galeria de troféus que contam a história de conquistas do clube, em todas as categorias, do Amador, passando pelos Veteranos até as categorias de base.
Na temporada 2022, o IX de Julho FC disputa o Campeonato Amador Série B e a Copa Master 5.0, ambos promovidos pela Liga Municipal de Futebol em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.
Atualmente, a diretoria tem na presidência de honra José Luiz Henrique. A diretoria executiva é formada por Claudemir Amorim, presidente, e Narciso Neubauer, vice-presidente. Além deles, integram a diretoria do IX de Julho FC, os esportistas, Nadir Andrade, diretor de esportes, Rafael Ribeiro, diretor Social e, José Luiz Oliveira, que responde pela secretaria.
Colaborador: Geraldo Costa Júnior / Foto: Equipe IX de Julho FC./Divulgação