Fundado em 1967 por Francisco Crisci Neto, o popular Chiquinho Barbeiro, juntamente com Antônio Gilberto Bis, o Foguinho Bombeiro, e Arthur Marques, o IX de Julho FC nasceu da paixão de seus idealizadores pelo esporte praticado nas quatro linhas! Quando a sede ainda ficava na Avenida 32 com a Rua 2-A, na Vila Aparecida, o time recém criado era chamado de Blue City FC, porém sete anos depois, em frente ao ponto de encontro sentados no banco da Praça IX de Julho, os fundadores decidiram mudar o nome para IX de Julho FC!
Durante muito tempo o clube não tinha um campo fixo para mandar os jogos até que, em 1982, foi inaugurado o Distrital do IX de Julho FC no qual, aliás, cabe destacar, teve o primeiro gol marcado pelo esportista Foguinho [In Memorian] que, naquele dia 4 de abril, inscreveu seu nome na História do Tradicional Quadrilátero do Jardim América! AMANHÃ, Dia da Revolução Constitucionalista [movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo entre julho e outubro de 1932 e que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas], a agremiação completa mais uma ano de existência em uma fase extremamente produtiva!
Com participação em três torneios distintos e simultâneos organizados na Cidade Azul, o IX segue em busca do Troféu de Grande Campeão! Passou às Oitavas de Final da série Ouro ocupando o 6º Lugar; na série Prata com o Expressinho IX de Julho FC – cuja Comissão Técnica é composta por Osmar Rozam [Técnico], Nadir Andrade [Auxiliar Técnico] e João Guiaro [Massagista] – aparece em 4º Lugar do Grupo A; e, no Campeonato Máster 5.0 – no qual tem à frente o Técnico Gilberto Vieira Santos, o Auxiliar Técnico Nadir Andrade e o Massagista Antônio –, entrou no gramado ONTEM para a primeira partida da Semifinal! E não para por aí!, de acordo com informações obtidas pelo Diário Esportes, a diretoria ainda estuda a possibilidade de competir no Veteranos 3.8, que deve ter início no segundo semestre!
A atual presidência – formada por Claudemir Amorim [Presidente], Narciso Neubauer [Vice-Presidente], Jose Luiz Henrique [Tesoureiro], Nadir de Andrade [Diretor de Esporte], Jose Luiz de Oliveira [Primeiro Secretário], Paulo Barbosa [Presidente do Conselho] e Antônio Carlos da Silva [Auxiliar de Esporte] – informou ao DE [o Maior e Mais Plural Canal Esportivo da Terra de Ulysses Guimarães] que não haverá festa aberta ao público, porém uma pequena confraternização entre os membros da diretoria e os jogadores está programada para celebrar as mais de quatro décadas dedicadas ao Bom Futebol e, sobretudo, ao feliz momento vivido pelos escretes nos certames em 2018! A Redação do Diário Esportes parabeniza o IX de Julho FC e deseja Vida Longa ao Futebol Amador!