Quatro chapas disputam o comando da prefeitura de Itirapina e 103 concorrem às vagas na Câmara Municipal. Os dados são da plataforma DivulgaCand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Esses candidatos vão disputar o voto de 10.761 eleitores. Esse é o número de cidadãos considerados aptos ao voto em Itirapina de acordo com o TSE.
A dupla atual no comando da prefeitura do município tenta a reeleição. A prefeita Maria da Graça Zucchi Moraes (PSD), a dona Graça, é novamente candidata ao cargo. Seu candidato a vice-prefeito é o mesmo do pleito de 2020: Antônio Rafael Sanches, o Lemão Sanches (PL). Eles concorrem pela Coligação “Juntos em constante evolução” composta pelos partidos Republicanos, PL e PSD.
A professora e policial civil aposentada Sandra Valeria (PT) é a candidata a prefeita pela Federação Brasil da Esperança formada pelas legendas PT, PC do B e PV. O candidato a vice-prefeito da chapa é o corretor imobiliário Valdomiro Marcianinha Pinto, o Nico do Broa (PT).
O vereador Ivanir Pedro Santini, o Santini (Podemos), encabeça a chapa da Coligação “Juntos podemos renovar Itirapina” composta pelas siglas Podemos e PRD. O candidato a vice da coligação é Geraldo Allione (Podemos).
O ex-prefeito José Maria Candidato, o Zé Maria (MDB), tenta voltar ao cargo que ocupou por dois mandatos: 2012-2016 e 2017-2020. Ele concorre ao lado do vereador Ricardo Alexandre Baldissera, o Bodinho (MDB), pela Coligação “Para reconstruir Itirapina” cuja composição inclui os partidos MDB, PSB e Avante.
Além das quatro chapas majoritárias, Itirapina possui 103 candidatos ao cargo de vereador. O total de pedidos de registros de candidaturas recebidos pela Justiça Eleitoral foi 106, sendo três rejeitados. A Câmara Municipal tem 11 vagas disponíveis.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação