O presidente da Câmara de Itirapina eleito para o biênio 2019/2020, Fernando Olbrick (PSDB), disse querer aproximar o poder Legislativo do Executivo para buscar avanços para a comunidade.
“O município tem muito a ganhar com esse trabalho em conjunto”, disse o vereador que integra o grupo de oposição ao governo Zé Maria (PMDB).
Olbrick, que está em seu primeiro mandato como parlamentar, destacou à reportagem que está interessado em deixar as divergências políticas de lado para que os interesses da população sejam preservados. “Já demonstramos nossa intenção de cooperar na aprovação do projeto de lei enviado pelo Executivo e que pedia a autorização de um financiamento de R$ 5 milhões para a construção do mini-anel viário”, enfatizou.
Com isso, o poder Legislativo e a comunidade também se beneficiaram, já que Olbrick articulou a religação de energia e de água do assentamento da subestação, onde residem 313 famílias. “Pedimos a religação, pois tinha algumas famílias com idosos e crianças que estavam longe dos pontos. Então, independente da questão política, o interesse é trabalhar em conjunto”, reforçou.
O vereador enfatizou que a regularização da área da subestação está no acordo com o prefeito. “Está no acordo regularizar a área”, reforça.
MUDANÇAS
Já no começo de seu mandato como presidente da Casa, Olbrick fez algumas mudanças que vão reduzir os custos do Legislativo. Uma alteração da empresa que faz o site da Câmara e o corte da transmissão via rádio, além de controle rigoroso de horas extras, vão reduzir gastos. “Vamos transmitir as sessões via Facebook e pelo site. Com esses cortes, serão economizados cerca de R$ 10 mil por mês”, revela.
ESTRUTURA
Atualmente, além dos 11 vereadores, a Câmara conta com 16 funcionários. Destes, apenas o chefe de gabinete atende à presidência da Casa e um outro funcionário assessora todos os parlamentares. “Estamos apenas com a chefe de gabinete, que está fazendo também o trabalho de assessorar todos os vereadores. A outras vaga está vazia, mas queremos criar mais uma vaga de assessor. Então, teremos dois assessores e um chefe de gabinete”, explica.
A mudança, explica Olbrick, é para agilizar os trabalhos legislativos, já que a produção aumentou. “Hoje temos muitos requerimentos, indicações, além de projetos de lei. E o vereador precisa desse assessoramento”, esclarece.
NOVIDADE
Nesta terça-feira (26), o presidente da Casa adianta que estará disponível para a população uma nova ferramenta no portal do Legislativo. Trata-se da Consulta Pública, nos moldes do que é utilizado pela Câmara federal e Senado. “A pessoa entra, se cadastra e pode opinar sobre os temas em tramitação na Câmara. Se são favoráveis ou contrárias. É uma forma de ter maior participação popular”, garante.
ITINERANTE
Já em abril, Olbrick vai lançar a Câmara Itinerante, que vai visitar um bairro a cada quinzena. O objetivo, segundo o parlamentar, é ouvir as demandas da comunidade e apresentar relatórios tanto para o poder Legislativo, quanto para o Executivo. “Vai ser a oportunidade do vereador estar diretamente com as pessoas de cada bairro, ouvindo o que a população mais precisa”, enfatiza.
CÂMARA
A Câmara de Itirapina retornou do recesso parlamentar no dia 1º de fevereiro deste ano. Os vereadores desta legislatura são Antonio Rafael Sanches (PSDB), Fabio Belarmino da Silva (PR), Charleston O. Leite (PPS), Claudete de Oliveira (PTB), Elisabete Silva (PV), Josias Lima (MDB), Jurandir da Silva (PSD), Marcelo Rizzo, o Pezão (MDB), Ricardo Baldissera (MDB), Valdeck da Silva (PTB), além do presidente da Casa, Fernando Olbrick.