O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Hernani Leonhardt (MDB) confirmou, nessa quinta-feira (29), que o bairro de Itapé, localizado na região rural de Rio Claro, voltou a ter transporte público. Os moradores do local já podem se deslocar para a cidade por meio de uma van, cedida pela Secretaria Municipal de Esporte e Turismo (Setur), que atenderá o distrito, inicialmente, a cada 15 dias. A solicitação foi feita pelo parlamentar no início do ano.
Hernani destacou que a localidade fica distante da região central da cidade e que a ausência de um transporte público garantido pelo município fere direitos constitucionais. “O bairro de Itapé fica a cerca de 30 km do centro de Rio Claro. É praticamente uma viagem. Muitos moradores daquela região não possuem veículo. Com isso, enfrentam dificuldades no deslocamento para resolver assuntos rotineiros, como pagar contas, fazer compras e consultas médicas. Isso fere diretamente o artigo 6º da Constituição Federal, que garante o transporte como direito social de todo cidadão”, pontua Hernani.
Antes, salienta o vereador, era utilizada uma van do Fundo Social de Solidariedade no referido transporte. O atendimento ao distrito foi suspenso em virtude de o veículo estar danificado.
“As pessoas não podem esperar mais. Nesse sentido, conversei com o secretário de Esportes, Yves Carbinatti, que prontamente colocou um veículo de sua pasta à disposição, até que o problema seja resolvido definitivamente.”, finalizou Hernani.
Foto: Divulgação