A semana foi de festa para a Irmandade de Jesus Crucificado em comemoração aos 80 anos da chegada das missionárias a Rio Claro.
A história começou no dia sete de fevereiro de 1939, após a cerimônia prevista pelas constituições para o início de uma nova fundação. De Campinas, as irmãs missionárias embarcaram com destino a Rio Claro. Acompanhou à estação a querida Madre Geral Maria Villac, irradiada por sua fisionomia alegre devido à grande felicidade de estar enviando mais Missionárias para a difusão do Reinado de Jesus Crucificado. Em Rio Claro, foram recebidas pela senhora Celina de Paula Machado, benfeitora, e Lineu de Paula Machado.
O dia 11 de fevereiro de 1939, também ficou marcado com a consagração à Nossa Senhora de Lourdes. Na data, o fundador Dom Francisco de Campos Barreto realizou bênçãos e graças especiais, convidando todos a entrar na Casa de Nossa Senhora.
A Congregação, por suas missionárias, continua sua caminhada, numa busca de manifestação e de renovação, sempre com a missão de que, chamadas a participar da Igreja, assumem em Cristo, o homem e a mulher, em qualquer situação e circunstância.
Atualmente, 18 irmãs vivem na casa de repouso que funciona exatamente para o acolhimento daquelas que serviram à comunidade com seus trabalhos, amor e dedicação. Na Capela, ainda hoje, são realizadas catequese e ações sociais por voluntárias e fiéis. Desenvolvem artesanato e, com os recursos adquiridos com a venda, revertem em alimentos para as famílias assistidas.
Para comemorar a chegada das irmãs e reinauguração da Capela, missas foram realizadas durante toda a semana.
As celebrações abertas a toda comunidade acontecem de segunda a sexta-feira, às 7 horas, sábado, às 18 horas, e domingo, às 8 horas.
A Capela fica na Rua 2 com as avenidas 12 e 14 – 1.740 – Centro.