As empresas e pessoas físicas têm até esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, para entregar a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) à Receita Federal. O documento contém informações sobre os pagamentos efetuados a pessoas físicas e jurídicas que tiveram imposto de renda retido na fonte em 2024.
“Após a entrega da Dirf, no mesmo dia, as empresas já conseguem disponibilizar o informe para os funcionários”, explicou o contador Allan Cândido em entrevista ao programa Diário de Manhã nesta quarta-feira (26).
A entrega dos informes de rendimentos também tem prazo final nesta sexta-feira. O procedimento deve ser realizado por empresas, instituições financeiras e órgãos públicos. O documento é utilizado pelos contribuintes para o preenchimento da declaração do IRPF, cuja entrega está prevista para começar em 17 de março.
De acordo com Allan, a Receita Federal ainda não liberou o programa para a declaração no IR, bem como regras e prazos. “A declaração é feita no programa do ano, então tem que esperar. As pessoas podem aproveitar esse período para se organizar e reunir a documentação”, orienta.
O Microempreendedor Individual (MEI) deve entregar a Declaração Anual de Faturamento (DASN-Simei) até 31 de maio de 2025. No caso de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o informe de rendimentos pode ser acessado pelo portal Meu INSS ou aplicativo do órgão.
Em 2025, a declaração do Imposto de Renda deve ser feita pelo contribuinte que recebeu mais de R$ 33.704,00 em 2024. De acordo com a Receita Federal, no ano passado foram entregues 42.421.153 declarações do Imposto de Renda dentro do prazo legal de entrega. Quem perder o prazo, ficará sujeito ao pagamento de multa que varia de R$ 165,74 (mínimo) a 20% do valor do imposto devido (máximo).
A entrevista de Allan Cândido ao programa Diário de Manhã pode ser conferida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=GRTkO3wVADs. Contato com o contador pode ser feito pelo WhatsApp (19) 9.9744-9229 ou pelo Instagram: @oficial.allancandido.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário