Duas parcelas em atraso e com juros, esse é o resultado para os moradores do Jardim das Nações II, que não receberam os carnês do IPTU. Ao Diário do Rio Claro, um dos síndicos explicou que os boletos não chegaram, sem acesso à dívida, os populares não conseguiram quitar o valor com antecedência. “O IPTU era para ter sido entregue no Jardim das Nações II, o que ocorreu, entregaram pessoalmente no Jardim das Nações I e o pessoal do Nações II não imaginava onde estava o nosso IPTU. Passou janeiro, fevereiro, aí no mês de março fomos ver onde que tinha parado, ligamos na Secretaria de Habitação, comunicou que mandou para os Correios, mas os Correios não chegam aqui no Jardim das Nações. Liguei nos Correios para saber como estava a situação, falaram que receberam, mas os Correios não conseguem fazer a entrega porque não tem funcionário e por causa da Covid, a empresa devolveu para a prefeitura, nesse tempo atrasou”, explicou Paulo Cesar Lemes, síndico dos condomínios Polônia e Suécia.
Diante da situação, os próprios síndicos se mobilizaram para fazer a impressão dos boletos. “O que nós síndicos dos Nações II fizemos para ajudar a população, pedimos a lista para a habitação com o código dos moradores, entramos no site da prefeitura e imprimimos, só que já vem com duas parcelas atrasadas e com juros. E não temos culpa que atrasou”, observou o síndico. Agora, esperam que a situação seja analisada pela prefeitura.
PREFEITURA
Consultada pelo Diário do Rio Claro, a prefeitura declarou que está analisando e, se for legalmente possível, não cobrará dos moradores do Jardim das Nações os juros das parcelas do IPTU que venceram em fevereiro e março (em janeiro não houve vencimento de parcelas do tributo). “O município está avaliando as possibilidades jurídicas e o que a lei permitir nesse caso, será feito. Esses boletos não foram entregues em tempo hábil por motivo de extravio. Agora, estão disponíveis. Vale lembrar que desde a segunda quinzena de janeiro as guias de pagamento do IPTU deste ano já estavam à disposição dos contribuintes no site da prefeitura”, comunicou por meio de nota.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação