O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou nesta sexta-feira, 29 de maio, a validação de radares instalados em Rio Claro, cidade situada a 173 km da capital. São eles:
– Rua 6, nº 320 entre a Avenida M21 A e Avenida M23 Cherveson, sentido centro-bairro;
– Rua 6, nº 307 entre Avenida M21 A e Avenida M23 Cherveson, sentido bairro-centro;
– Rua (6) Dr Eloy Chaves próximo da Avenida 40, sentido bairro-centro;
– Avenida 40, próximo da Rua (6) Dr Eloy Chaves, sentido bairro-centro;
– Rua 6 entre Avenidas 36 e 34, sentido bairro-centro.
Diariamente, o Ipem-SP verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.
A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo radar.
Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.
Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.
A ação foi realizada pela equipe de fiscalização do instituto da regional em São Carlos.
Foto: Divulgação