As investigações acerca do ataque às agências bancárias Banco do Brasil e Caixa, que ocorreu na madrugada de quarta-feira (27), estão em andamento. Na sexta-feira (29), os seis carros utilizados durante a ação dos criminosos foram abandonados pelos bandidos em um canavial em Iracemápolis.
De acordo a Delegacia de Polícia de Iracemápolis os veículos foram apreendidos e ficarão a disposição da Delegacia de Investigações Gerais (Dig) de Rio Claro e da Polícia Federal (PF). Ao Diário do Rio Claro a assessoria de imprensa da PF São Paulo declarou que o procedimento adotado nestes casos foi realizado: os peritos foram aos locais e coletaram provas para prosseguir com a investigação. Não foram fornecidas outras informações.
O Centenário entrou em contato com a regional da PF de Piracicaba que até o fechamento da edição não se pronunciou sobre o caso. A Dig destacou que aguarda a comunicação oficial do município da Iracemápolis sobre os carros apreendidos e que não existem novas informações sobre o caso.
ATAQUE
Assalto cinematográfico ocorreu na madrugada da última quarta-feira (27) e teve como alvos as agências Banco do Brasil e Caixa. Durante cerca de 50 minutos foram disparados tiros para o alto e foi possível ouvir explosões. os bancos não informaram a quantia levada pelos criminosos.
Foram recolhidos pelas polícias mais de 500 cápsulas de diferentes calibres na cena do crime. Especialista de segurança informou que armamento pesado está ligado a roubo de arsenais das forças armadas ou tráfico de armas.
Rio Claro esteve na rota do tráfico de armas quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Senhor das Armas em 2017, quando cumpriu dois mandados de busca em apreensão no município.
ATENDIMENTO NAS AGÊNCIAS
Desde os ataques as agências permanecem fechadas. A Caixa Econômica Federal informou que o atendimento permanece suspenso e sem previsão de retorno. A orientação é que os clientes utilizem as agências mais próximas ou outras unidades da rede atendimento disponíveis. O município conta com outras três agências na cidade, na Avenida 1, 500, Centro; Rua 6, 141, no Cervezão; e na Rua 14, 1305, Vila do Rádio.
A direção destaca que a cidade conta com 14 Casas Lotéricas e 10 correspondentes Caixa Aqui em diversos bairros. Os clientes também podem utilizar os 38 pontos do Banco 24 horas, Internet Banking e aplicativos para smartphones.
O Banco do Brasil também comunicou que trabalha para normalizar o atendimento, porém não informou previsão de reabertura. Os clientes podem utilizar a agência do Banco Postal (Correios) e a casa lotérica da cidade para saques, depósitos, consulta a saldos e extratos, empréstimos, recebimento do INSS e pagamento de contas.
A rede do Banco 24 Horas podem ser feitas transações de saques, consulta a saldos e extratos, pagamentos de títulos e contas de consumo com débito em conta. A recomendação é que os clientes, se necessário, utilizem os serviços das outras duas agências no município. Uma delas na Rua M-9, 705, no Cervezão e a agência da Avenida Rio Claro, 663.
Os clientes podem realizar transações diversas pela internet, pelo aplicativo mobile e pela central de atendimento, através do telefone 4004-0001 em capitais ou 0800 729 0001 em demais cidades do país.