Quem for a Interlagos neste final de semana para assistir ao Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio do Brasil 2019 vai encontrar o autódromo lotado.
A grande procura de ingressos para a corrida deste ano foi motivada pela intensa disputa entre Mercedes, Ferrari e Red Bull, principalmente a partir da metade do campeonato. E ainda pelo fato de que o feriado prolongado permitirá uma presença maior do público também nos treinos livres desta sexta-feira. Sem contar, claro, os eventos paralelos em tributo a Ayrton Senna.
Com ambos os títulos do campeonato do mundo já decididos, a atenção volta-se para as posições mais atrás. Na classificação dos pilotos, Valtteri Bottas (Mercedes) tem garantido o segundo lugar, mas atrás dele a batalha pelo terceiro lugar conta com Charles Leclerc (Ferrari), na ‘frente’ com 249 pontos, com Max Verstappen (Red Bull), 14 pontos mais atrás, e Sebastian Vettel (Ferrari), outros cinco pontos à ‘deriva’.
Na batalha dos Construtores, a luta mais equilibrada é pelo sexto lugar, com apenas um ponto a separar a Racing Point (65 pontos) e a Toro Rosso (64).
Confira a programação:
Sexta feira, 15 novembro
Treino livre 1 13:00 – 14:30
Treino livre 2 17:00 – 18:30
Sábado, 16 novembro
Treino livre 3 14:00 – 15:00
Qualificação 17:00 – 18:00
Domingo, 17 novembro
Corrida 17:10
McLaren do 1º título mundial de Senna andará em Interlagos
Nesta penúltima prova da atual temporada de Fórmula 1, a 47ª edição do Grande Prêmio do Brasil terá uma atração especial: um carro histórico irá andar na pista de Interlagos pouco antes da largada da corrida.
A partir das 12h05, o público poderá acompanhar a McLaren MP4/4, carro com o qual o brasileiro Ayrton Senna conquistou o seu primeiro título mundial, em 1988. A ação faz parte de uma série de ativações criadas para homenagear os 25 anos do legado do tricampeão mundial, falecido em 1994, na Itália.
E para completar a homenagem, quem vai pilotar essa McLaren será Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, e também ex-piloto da F-1.
Tido por muitos entusiastas de automobilismo como o melhor carro de corrida de todos os tempos, o MP4/4 teve como pilotos oficiais o francês Alain Prost e Ayrton Senna.
Além de andar na pista, o icônico veículo também ficará exposto no setor H, de onde, no domingo, irá partir e percorrer a pista de Interlagos.
Números e as conquistas do McLaren MP4/4 na temporada de 1988 da F-1:
– Com o modelo MP4/4, a McLaren conseguiu 199 pontos dos 240 em disputa;
– Foram 15 vitórias (Senna 8 e Prost 7) nos 16 GPs disputados em 1988;
– Foram 15 pole positions (Ayrton Senna, 13, e Alain Prost, 2) nos 16 GPs de 1988;
– Ayrton Senna e Alain Prost ocuparam juntos a primeira fila do grid de largada em 12 ocasiões de 16 possíveis;
– Com este carro, a McLaren conquistou o Mundial de Construtores e as duas primeiras posições do Mundial de Pilotos na temporada de 1988.
Transmissão com as cores de Ayrton Senna nas imagens aéreas
Um helicóptero com as cores icônicas do capacete de Ayrton Senna vai sobrevoar o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, nos três dias de atividades do GP do Brasil. A aeronave responsável por gerar as imagens aéreas da transmissão oficial da Formula One Management (FOM) foi toda adesivada, como homenagem ao tricampeão nos 25 anos da morte do piloto.
A empresa brasileira Helisul foi contratada pela FOM e resolveu adesivar o helicóptero AS-350B3 Esquilo, de matrícula PP-HZB. Além das cores do capacete, ela tem na cauda a hashtag #ObrigadoSenna.
Lewis Hamilton com homenagem ao Brasil no topo do capacete
Lewis Hamilton também, mais uma vez, demonstra seu carinho pelo Brasil. O hexacampeão mundial de Fórmula 1 disputará o GP com uma pintura especial em seu capacete, homenageando o país.
No topo do “casco”, foi colocado um desenho da bandeira do Brasil. A exemplo do que aconteceu em 2017, a peça foi desenhada pelo artista brasileiro Raí Caldato.
Não é a primeira vez que Hamilton corre no Brasil com uma pintura especial em seu capacete. Fã incondicional de Ayrton Senna, o inglês homenageou o ídolo em outras edições da prova, como em 2015 e 2012.