O Canil da GCM, frequentemente focalizado nas reportagens do Diário do Rio Claro, trouxe mais uma novidade para a cidade nos últimos dias.
Alguns de seus integrantes, em parceria com a Defesa Civil do município, participaram de 3 a 7 de julho, em Indaiatuba/SP, do curso nacional de Mantrailing – busca e resgate.
Realizado pelo GBR – (Grupo de Busca e Resgate) referência nacional e ministrado pela fundadora do grupo e pioneira na modalidade no Brasil Ana Beatriz Albernaz, fazendo o intercâmbio de conhecimento com os Estados Unidos.
O Mantrailing é uma modalidade de cães de trabalho por busca específica de cheiro de um indivíduo, seguindo jangadas de pele (células da pele derramadas) onde quer que tenham sido dispersadas.
A técnica de busca e resgate é realmente uma combinação de rastreamento e busca específica, na qual o cão usa todas as ferramentas à sua disposição como o clima, o vento e a topografia da área, que serão fatores determinantes para definir como o cão vai trabalhar.
Com isso, os cães de Mantrailing muitas vezes trilham um rastro da pista por vários quilômetros. A modalidade é baseada na habilidade do cão de distinguir entre aromas individuais, em um foco único, focando no cheiro singular de um ser humano, ignorando as distrações, para encontrar com sucesso o ser humano específico.
O trabalho é realizado na maioria das situações por cães da raça Bloodhound porque por natureza, já tem essa facilidade. Diferentemente de outros cães, o Bloodhound tem características que favorecem a performance, tais como enorme resistência física, habilidade de foco e concentração, patas fortes e pernas longas que favorecem a estabilidade em terrenos diversos, além do “melhor nariz do mundo”.
Conforme o Veterinário e GCM Rafael a corporação está em busca de expertise na técnica. “Para que num futuro próximo possamos ter cães nesta modalidade em nosso município. Esta técnica poderá ser utilizada após aquisição e treinamento do cão em toda região, como na Floresta Estadual Navarro de Andrade após o desaparecimento de pessoas ou ocorrência de desastres”.
Foto: GCM