O Instituto Equoterapia de Rio Claro está em festa hoje. A entidade completa 27 anos de fundação nesta quinta-feira, dia 22 de agosto. São 27 anos de serviços prestados à comunidade rio-clarense atendendo crianças, jovens e adultos com deficiência por meio da equoterapia. Esse método terapêutico utiliza cavalos para promover os desenvolvimentos físico, psicológico e social de pessoas com diferentes tipos de deficiência (cerebral, intelectual, auditiva, síndrome de down, TDAH, autismo etc).
A psicóloga do instituto, Giovana Goulart Fernandes, falou sobre a equoterapia no programa Diário MA TV Digital na última terça-feira (20). De acordo com ela, hoje o Instituto Equoterapia atende 60 famílias cujos pacientes chegaram à entidade por meio de encaminhamento médico, exigência para ter acesso ao serviço. Como a procura é grande, tem fila de espera. O atendimento é feito com crianças a partir dos três anos, e não há limite de idade. A equipe do instituto faz toda a avaliação necessária para identificar a melhor forma de tratamento e abordagem.
Segundo ela, cada sessão dura 40 minutos e envolve tanto montaria (equitação) quanto a parte de solo que inclui escovada e banho nos cavalos, atividades que têm grande atração entre as crianças. No decorrer da atividade são trabalhados a coordenação motora, equilíbrio, as partes sensorial e comportamental, autonomia, atividades da vida diária, além de propiciar contato com o cavalo.
Os resultados obtidos com a equoterapia são expressivos, e os avanços são relatados pelos pais que veem os filhos mudarem o comportamento, como ficar mais tempo sentados na escola no caso dos hiperativos ou simplesmente fazer um gesto de carinho e dar um beijo no caso dos autistas. “É apaixonante ver a relação das crianças com os cavalos e constatar a melhora na qualidade de vida deles é gratificante”, comenta Giovana.
O Instituto de Equoterapia funciona no Clube de Cavaleiros Prof. Victorino Machado localizado na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). A equipe conta com o presidente Jamil Wohlers da Rosa, a vice-presidente Renata Murbach, dois equitadores, psicóloga, pedagoga, fisioterapeuta e os auxiliares que atuam como guias e ajudam as crianças no desempenho das atividades.
Doação de IPTU
A comunidade pode colaborar com o trabalho do Instituto de Equoterapia doando parte dos tributos municipais para a entidade. Os contribuintes podem doar até 50% do IPTU, ISSQN e IPTU para o instituto. Os recursos ajudam no custeio do serviço. Para saber mais é só entrar contato com o instituto pelo WhatsApp (19) 9.9666-2210 ou pelo Instagram @equo.rioclaro.
Nova sede
E o Instituto de Equoterapia está construindo uma nova sede para ampliar a capacidade de atendimento. O prédio está sendo erguido em área doada pela prefeitura no Jardim Santa Clara 2. “Nós já começamos a mexer no terreno, fizemos a demarcação e o alicerce, e nesta semana começa a construção do muro”, informa Renata que está à frente do projeto há 16 anos.
A estimativa é de que a obra seja concluída em fevereiro de 2025. “Hoje o instituto atende 63 famílias e, com essa nova sede, vamos ter condições de dobrar o número de atendimentos. A perspectiva é de que no ano que vem o instituto atenda de 120 a 150 famílias”, conclui Renata.
A entrevista de Giovana Goulart Fernandes ao programa Diário MA TV pode ser conferida na íntegra pelo link https://www.youtube.com/watch?v=fP-LpHskkl4
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação