O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro segue as resoluções da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ). Uma das inúmeras normativas trata sobre a padronização da instalação dos hidrômetros nos imóveis em todo o município em situações de novas ligações de água, mudança de cavalete ou adequação em imóveis antigos.
Existem dois tipos de caixas padronizadas (de parede e de calçada) que devem seguir especificações, normas e medidas. Essas caixas de proteção que abrigam os hidrômetros são comercializadas em estabelecimentos cadastrados e autorizados pelo Daae.
Por isso, o consumidor deve solicitar a padronização na sede de atendimento do Daae, na Avenida 8-A, 360, no bairro Cidade Nova, de segunda à sexta, das 8 às 15h30, munido de documentos pessoais e de propriedade do imóvel ou contrato de locação. Em caso de imóvel alugado, deve apresentar também autorização do proprietário para executar os serviços de padronização.
O atendimento deve ser agendado pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e recebe chamadas de telefones fixos e celulares, todos os dias da semana ou pelo WhatsApp, no número (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.
“No atendimento, o usuário será orientado sobre a compra das caixas padronizadas e sua instalação, que dentre inúmeros benefícios, possibilitam acesso à leitura dos hidrômetros”, ressalta o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
Ao adquirir a caixa padronizada, o usuário também recebe um manual de instalação com as especificações que devem ser seguidas. As ligações de água continuam sendo de total responsabilidade do Daae, portanto, não devem ser feitas pelos consumidores. Este serviço precisa ser solicitado na autarquia, após a instalação da caixa no imóvel.
“Será feita vistoria e após essa etapa, a instalação do hidrômetro será feita por funcionário do Daae. Mudar o hidrômetro de lugar ou instalar por conta própria fere a resolução da Ares-PCJ, caracterizando infração, passível de multa. Ou seja, somente o Daae está autorizado a manipular e instalar os hidrômetros nos imóveis”, alerta Aline Braga Soares de Souza, chefe de divisão de Cadastro, Faturamento e Cobrança do Daae.
A padronização também protege contra as ações do tempo, furto e atos de vandalismo, melhora a execução da leitura sem a necessidade do leiturista entrar no imóvel do consumidor, agiliza reparos e trocas de hidrômetro e proporciona efetiva detecção de possíveis vazamentos não-visíveis.
Estabelecimentos comerciais interessados na comercialização das caixas padronizadas do Daae devem realizar cadastro e solicitação de autorização pelos telefones 3531-5246 ou 3531-5230, de segunda à sexta, das 8 às 16h ou pelo e-mail aline@daaerioclaro.sp.gov.br.
Foto: Divulgação