Já estão abertas as inscrições para o projeto Cordas Dedilhadas, realizada pelo Circuito do Violão. São 30 vagas disponíveis para a oficina que terá duração de quatro meses.
As oficinas tem como objetivo fomentar projetos inovadores dentro do ensino coletivo de música, que é a Orquestra Intermunicipal de Violões. Desta forma, a principal justificativa é difundir o acesso a música de câmara.
Podem se inscrever nas oficinas crianças a partir das 7 anos, jovens e adultos. As aulas serão semanais e terão duração de duas horas cada, totalizando 32 horas ao final da oficina. O aluno não precisará ter violão. As oficinas acontecerão no Ceu das Artes, no bairro Mãe Preta em Rio Claro, Avenida 1 MP, 159.
Para se inscrever é simples: basta entrar no www.circuitodoviolao.com/cordas-dedilhadas e clicar na aba fazer inscrição.
O projeto Cordas Dedilhadas é realizado por meio do edital de formação artística d Secretaria de Cultura de Rio Claro.
CHARQUEADA
No último dia 16, o Ministério da Cultura apresentou concerto de música erudita do grupo Violões Artes Trio em Charqueda para alunos da escola Áurea Montezzo Beissmann Profª Emeb. O evento foi promovido pelo Circuito do Violão, que é o responsável pelas oficinas de violão no Céu do Mae Preta.
O trio apresentou no repertório obras dos compositores Johannes Brahms, Heitor Villa-Lobos, Franz Schubert, Giuseppe Verdi, Jules Massenet, Leonhard von Call e Johann Strauss.
Para o violonista e integrante do trio Welton Nadai, foi muito positiva a receptividade tanto dos alunos quanto dos professores.
O projeto “Violões Artes Trio – Grandes Compositores” tem como objetivo levar ao público um repertório de trio de violões homenageando compositores referência na música erudita, a fim de transformar a realidade cultural a partir da oferta e formação de público. Para isso, são realizados concertos de câmara em diversos locais com conceituados músicos.
O evento, que reuniu dezenas de alunos da escola foi patrocinado por Comercial João Afonso, é uma promoção do Circuito do Violão, Rede Vinil, e teve apoio de Bignotto Industria de Urnas, CMP – Companhia Metalgraphica Paulista, Doimo Transportadora, Guarazemini MIneração e Transportadora, Lumiarte, Resultad Contabilidade, Sapataria Lago Azul, Solar das Artes, Toca Espaço Sociocultural e Unimed Rio Claro.