Quem nunca ouviu falar de Lágrima Ácida? Aquela lágrima deixa os pelos de nossos pets manchados. Pois fiquem sabendo que a tal da “lágrima ácida” não existe. As manchas nos pelos são causadas pela ação de bactérias, presentes na pele, sobre a lactoferrina e porfirina presentes na lágrima e não pela sua ação “ácida”.
A lágrima não queima os pelos, pois o seu pH normal nos cães é de 6 a 7.2 (discretamente ácido, às vezes). As porfirinas são moléculas que contêm ferro. Elas são excretadas principalmente através da bile e do trato gastrointestinal, porém nos cães, uma quantidade significativa é excretada pela saliva, lágrimas e urina. Por isso que animais que lambem muito as patas ficam com os pelos manchados.
Uma alimentação bem balanceada diminuiu a produção da porfirina e consequentemente as manchas dos pelos, mas de forma alguma substitui um bom exame ocular que irá detectar a causa do problema (lacrimejamento em excesso). Este extravasamento de lágrimas é causado por algum grau de obstrução do sistema de drenagem da lágrima (“encanamento do olho”) que vai dos olhos ao nariz e/ou boca.
Estas obstruções podem ser originadas por infecções oculares, problemas palpebrais, entre outros. Esta patologia é chama da Epífora e suas causas devem ser pesquisadas e o tratamento adequado instituído por um Oftalmologista Veterinário especializado. Vale lembrar que os gatos não possuem porfirina na lágrima e por isso as manchas são mais discretas.
A clínica veterinária RioVet conta com um serviço especializado em Oftalmologia Veterinária, realizado pelo M.V. esp. Marcelo Freire e sua equipe da Visiopet Oftalmologia Veterinária. Endereço: Avenida 22, 659, ruas 5 e 6, Vila Aparecida.