INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO
►Todos nós sabemos, facilmente, o que é a informação, certo? Todos os dias somos bombardeados por informações de todos os lados, algumas inúteis e fúteis, outras nem tanto… São informações a todo instante que nos deixam perdidos sem saber em quem acreditar, sem saber se é verdade; afinal, há tantas informações falsas, tantas “Fake News“, coisas que não são “News“, mas são “Fakes“.
►Nesse meio, reforço que não devemos ter informatolatria, mas nem informatofobia. O importante é saber aquilo que de fato nos é válido, aquilo que, de alguma forma, nos mexe; a gente aprende com aquilo que nos mexe, seja de forma boa ou ruim, aprendemos nos momentos em que a situação nos toca e nos alerta daquilo que fizemos de certo ou de errado. Portanto, é importante que não tenhamos medo e nem adoração exagerada por essas informações assaz inúteis ou não, devemos saber aquilo que nos importa.
►Mas agora, o que seria o conhecimento nesse meio de tanta informação? O conhecimento é aquilo que tiramos/filtramos dos momentos em que vivemos, aquilo que nos emociona e nos leva a tirar proveito da situação, que levamos para a vida.
►Podemos transformar informação em conhecimento? Eu acredito que sim, desde que tenhamos em mente aquilo que nos importa. O que te importa? No meio de tantas coisas, o que te emociona? Um bom exemplo é os nossos valores, seja a família, a vida financeira, uma amizade, um caráter que tu tenhas, até mesmo um sonho antigo (que podemos transformá-lo em uma meta a se seguir).
►Mas o que o conhecimento tem a ver com isso? Em minha visão, é ele que nos acompanha nesses caminhos que passamos durante a vida, nas escolhas que fazemos, naquilo que tiramos como importante para nós; e vale ressaltar que isso é a vida, não devemos esperar alguma coisa acontecer, devemos fazer!
►*Sabinadas é escrito por Kauhan Sabino, aluno, poeta e escritor, da escola Marciano de Toledo Piza, de Rio Claro SP e colunista do Jornal do Camões. Autor de “Fazendeiro do Universo (Poemas e Reflexões)”. O Método Camões tem fins pedagógicos.
Foto: Divulgação