As redes sociais deram voz e espaço a todos. Ali, naquele mundo virtual, todos têm a possibilidade de falar o que pensam e fazer ecoar a sua voz. Foi nesse ambiente que muitas mulheres começaram a se sentir representadas, essa possibilidade de visibilidade, de encontrar outras iguais a você, foi o grande mote impulsionador das hoje chamadas ‘digital influencers’.
Grande tendência no mundo hoje, as influencers são as novas personalidades midiáticas e, para além da exposição televisiva, conquistam fãs e seguidores que se espelham em pessoas comuns, que vivem uma vida cotidiana, porém agregam conteúdo de interesse.
Foi exatamente isso que aconteceu com a rio-clarense Laine Ribeiro (@laiineribeiro), que hoje soma 36,6 mil seguidores. Ela iniciou seu Instagram abordando cuidados com os cabelos e a autoaceitação. “Acredito que não faltava espaço, mas sim mulheres dispostas a abordar temas específicos. Quando comecei a compartilhar sobre amor próprio, recebi um feedback muito positivo das minhas seguidoras. Muitas delas tinham o desejo de se aceitarem, assumir seu cabelo natural, mas não tinham coragem devido a preconceitos, comentários desanimadores e a falta de uma pessoa que fosse referência para elas seguirem e se inspirarem. Quando comecei a compartilhar minha história, elas se identificaram e começaram a me acompanhar e compartilhar suas histórias comigo! Achei muito legal!”, exclama.

Com a ideia de inspirar, Camila Miano (@camila_miano) cresceu nas redes e hoje tem 52,2 mil seguidores. Para ela, as redes sociais ajudaram a mostrar às mulheres novas oportunidades. “Principalmente, que somos capazes e que tem espaço para todas. Muitas mulheres sofrem com problemas parecidos e saber que é possível e se tem solução, faz com que elas acreditem e que podem também. E muitas conseguem, pois se colocam como prioridade”, destaca Camila, que traz dicas de vida saudável e cuidados com o corpo.
Para Camila, ser influencer é poder mostrar além de produtos, resultados. “Poder dar dicas de qualidade que possam fazer a diferença”, revela. Questionada sobre as mensagens que mais recebe de suas seguidoras, ela responde: “Inspiração. Essa é a fala mais comum. ‘Me inspiro em você e nos seus resultados’.”
Os depoimentos são semelhantes aos recebidos por Laine. “Recebo muitas! As mais frequentes são ‘estou me inspirando em você’, ‘gosto muito do seu conteúdo’, ‘estou amando te acompanhar’, ‘Estava precisando ouvir isso hoje’. Essa última é frequente quando posto algum conteúdo de motivação.”

Segundo Laine, além de empoderar outras mulheres, ser uma influencer nos dias de hoje é também uma profissão, cada vez mais valorizada. “Compartilhar todos os dias com outras mulheres experiências de vida, dia a dia, dicas entre outros assuntos relevantes pode ajudá-las em diversos aspectos, desde incentivar a autoestima até a ajudá-las com dicas que facilitam o dia a dia, por exemplo. Sem contar que hoje ser uma Influenciadora digital se tornou uma profissão, e isso é uma baita oportunidade”, finaliza.
Laine Ribeiro
“Ser Influencer é incentivar, inspirar e buscar levantar outras mulheres com um propósito específico: juntas somos mais fortes e todas temos um brilho próprio dado por Deus para incentivar umas às outras.” – Laine Ribeiro
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação