Tony Kanaan, da AJ Foyt, quebrou um jejum brasileiro de pódios na Indy que perdurava desde 2017 ao completar a corrida de domingo em Gateway na terceira posição.
Apostando em uma estratégia diferente e uma combinação de bandeiras amarelas que aconteceu, Kanaan surgiu em segundo na fase final da corrida, que foi vencida por Takuma Sato.
O brasileiro, com um carro bem abaixo da média do grid da Indy na maioria das corridas, não conseguiu segurar Ed Carpenter, mas fez uma bela manobra para manter Santino Ferrucci atrás dele e garantir seu primeiro pódio desde Texas 2017.
O norte-americano Santino Ferruci foi o quarto colocado e Simon Pagenaud chegou na quinta colocação. Apesar de não conquistar um resultado tão expressivo, o francês subiu para a vice-liderança na classificação geral, atrás somente do norte-americano Josef Newgarden, que fechou a prova no sétimo posto e soma 563 pontos, 38 a mais que seu companheiro de Penske.
Tony Kanaan, com seu primeiro pódio neste ano, foi para o 15º lugar, com 258 pontos. O veterano tem 47 a mais que o parceiro Matheus Leist, que apareceu na 19º.
Os pilotos da Fórmula Indy voltam a acelerar no próximo final de semana, para a etapa de Portland, a penúltima da temporada.