No fim de semana foram realizadas as classificações para as 500 Milhas de Indianápolis da IndyCar. E quem larga na frente é o campeão de 2021, Álex Palou, espanhol da Chip Ganassi, que bateu o rival mais próximo por média de 0,006 mph. É a pole mais rápida da história da Indy 500.
O holandês da equipe Ed Carpenter Rinus van Kalmthout, conhecido como Rinus VeeKay, larga em segundo com a média de 234,223 mph. O sueco Felix Rosenqvist, da McLaren, larga em terceiro. O norte-americano Santino Ferrucci, competidor da AJ Foyt, larga em quarto. O mexicano Pato O’Ward, piloto da McLaren, larga em quinto. O hexacampeão da Indy Scott Dixon, neozelandês da Chip Ganassi, larga no sexto lugar.
Vencedor da Indy 500 de 2023 e campeão da IndyCar em 2004, o brasileiro Tony Kanaan se despede da categoria nas 500 Milhas de Indianápolis. Ele fez média de 233,076 mph com a McLaren, ‘perdendo’ a chance de ficar entre os seis mais rápidos para brigar pela pole, mas obtendo boa posição de largada, sendo o P9. Helio Castroneves sai em P20.
O ‘bumpado’ (eliminado) foi o norte-americano Graham Rahal (RLL). Ele ficou em 34º e, pelas regras, a prova tem ‘só’ 33 carros.
A tradicional corrida será disputada no próximo domingo, dia 28 de maio.
Por E. Cortez / Foto: Instagram