Uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos é a atividade industrial, grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos nos rios, sendo assim, prejudicam o ecossistema e a água para consumo fica imprópria, causando danos a saúde da população que vive próxima dos locais contaminados. No Brasil, 70% das águas dos rios estão tomadas pela poluição.
A industrialização e urbanização também são responsáveis pela devastação das florestas brasileiras, causando desequilíbrio na fauna e na flora, muitos animais foram extintos e outras espécies estão ameaçadas.
A poluição do ar também é outro fator de embate entre a indústria e o meio ambiente, todos os dias são lançados no ar milhares de gases tóxicos que pioram a qualidade do ar e causam diversas doenças respiratórias, como rinite, asma e bronquite.
O aquecimento global é outro fator que destaca indústria e meio ambiente, o aquecimento global artificial que é provocado pela atividade humana tem um efeito determinante no aquecimento da temperatura global. O lançamento de gases tóxicos na atmosfera devido à utilização de petróleo, gás e carvão é a principal causa desse problema. Também a destruição das florestas tropicais é um fator negativo, tudo isso impacta na forma de calor cada vez mais intenso, com mudanças climáticas e chuvas ácidas.
A poluição industrial além de danos aos humanos, também prejudica os animais e a vegetação nativa da região, como exemplo recente disso, temos a tragédia na cidade de Brumadinho em Minas Gerais com o rompimento de uma barragem de uma empresa de mineração. Muitas espécies de vegetação na região foram extintos por conta do desastre, causando falta de alimentos para os animais que migraram para outras regiões e houve um desequilíbrio no ecossistema. A migração de pássaros, aumentou o número de insetos, responsáveis pela elevação de epidemias, pois muitos transmitem doenças. O desenvolvimento sustentável é afetado diretamente com todos esses impactos no ecossistema.
Por outro lado, não dá para imaginar o mundo sem indústria, pois apesar dos problemas a atividade industrial é essencial para a economia e para a vida humana, produzindo bens de consumo e gerando milhões de empregos diretos e indiretos.
Vazamento de óleo nas águas, por rejeitos industriais – Imagem do Portal RMAI
Uma das alternativas para reduzir esses impactos ambientais são: as empresas tomarem providências para reduzirem ao máximo esses impactos ambientais negativos, praticando medidas sustentáveis como a reutilização da água e o gerenciamento correto dos resíduos tóxicos. Além dessas alternativas podemos citar outras que colaboram para diminuir os impactos ambientais, como identificar o tipo de resíduo gerado, mapear a geração de resíduos por fonte geradora, reduzir a geração de resíduos e reciclar os resíduos.
Destacamos então a necessidade e importância do sistema de gestão ambiental dentro de uma empresa, melhorando a imagem, a administração de materiais e recursos energéticos, evitando gastos desnecessários e acidentes ambientais e também respeitando a legislação ambiental.
Sendo assim, indústria e meio ambiente podem caminhar em harmonia e todos serão beneficiados, a sociedade ganha qualidade de vida; os recursos naturais são preservados; melhor imagem é transmitida pelas organizações, pois práticas sustentáveis reduzem custos e causam menos impactos ambientais.