A ocorrência teve início por volta das 22 horas de sexta-feira (15) com um roubo de veículo registrado na Avenida P-29, onde um motorista foi rendido pelo criminoso que o ameaçou e fugiu em seguida levando o carro da vítima, uma caminhonete Hillux.
Após as informações chegarem ao Copom sobre a ação do bandido, equipe de Força Tática iniciou patrulhamento com vistas ao veículo pela Estrada dos Costas.
Neste momento, policiais receberam comunicado que um veículo com as mesmas características estava em direção perigosa pelo anel viário, sentido SP-191. A equipe direcionou o patrulhamento para a SP-191, sentido Araras, quando, na altura do acesso à Rua 6, o referido veículo passou pelo contra fluxo. Os policiais retornaram na tentativa de abordagem.
Foi quando o indivíduo, segundo registrado, efetuou disparos contra a equipe, que precisou reagir e revidou. O indivíduo acabou atingido. O Samu foi acionado no local e atestou o óbito. No plantão policial, a vítima do roubo do veículo reconheceu o autor e a arma utilizada quando foi abordada. A arma encontrada com o acusado era uma pistola calibre 380. O carro foi devolvido ao proprietário.
“Houve um roubo de veículo e a vítima acionou a polícia. Logo em seguida, conseguiram localizar o veículo, uma camionete Hilux, sendo conduzida pelo ladrão. No momento da abordagem, o criminoso efetuou disparos contra os policiais, que revidaram. Três oficiais da PM compareceram no local dos fatos para o registro inicial do ocorrido e, preliminarmente, puderam constatar que a opção pelo confronto armado partiu do criminoso e a ação policial foi legítima.
Como sempre acontece nos casos de morte em decorrência de intervenção policial, dois inquéritos serão instaurados para apurar o ocorrido, um da própria Polícia Militar e outro da Polícia Civil, que seguirão para a Justiça”, esclareceu o Comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar de Rio Claro, Tenente-Coronel Rodrigo Arena.
A arma e dois estojos usados pelo acusado com calibre diferente do utilizado pelos policiais foram apreendidos e recolhidos para delegacia.
O indivíduo não portava documentos, portanto, não foi possível a identificação do mesmo durante a ocorrência.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Rio Claro e posteriormente identificado como Thiago Oliveira de 27 anos.