O fim de semana foi marcado de prejuízo para o meio ambiente e também para saúde de muitas pessoas com o registro de vários focos de incêndio na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.
Somente no domingo (6) as chamas se alastraram por uma grande área da Feena. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da brigada da Floresta atuaram por mais de 10 horas para combater o fogo.
As estimativas iniciais apontam que uma área aproximada de 50 hectares, ou seja, 500 mil metros quadrados foram atingidos pelas chamas. No feriado, novos focos queimaram uma grande extensão e foram mais longas horas de trabalho. “Pela configuração da floresta os locais que as equipes trabalharam realmente são de acesso difícil e embora vizinhas à área urbana, o deslocamento até o ponto acaba sendo mesmo a pé. As equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil da Brigada da FEENA trabalhando em conjunto conseguiram, mesmo em meio a inúmeras dificuldades, vencer o desafio. Ressaltando que a área atingida poderia ter sido ainda muito maior”, declarou Wagner Martins Araújo da Defesa Civil de Rio Claro.
Mas infelizmente a atuação precisou seguir ainda nessa terça-feira (8) com o registro de nova ignição de incêndio já combatido e extinto, que dá-se devido à brasas e focos escondidos não encontrados no rescaldo. De acordo com o gestor da Floresta, Rodrigo Campanha foi um grande prejuízo. “Nos últimos dois anos não tivemos nada assim, nesta proporção”, disse.
A administração da Feena comunicou, ainda, que estará fechada para o acesso público até o dia 14 de setembro. “A suspenção das visitas ocorre em função da ocorrência de focos de incêndio na unidade, o que exige esforço concentrado da equipe de administração e visa, sobretudo, a segurança dos frequentadores”, informa a nota divulgada.
ITIRAPINA
Dois focos de incêndio também atingiram a Estação Ecológica de Itirapina nesse domingo (6) e segunda-feira (7). As chamas atingiram cerca de 100 hectares e foram necessárias sete horas de trabalho para conter o fogo. Na segunda-feira (7), fogo atingiu outra área da estação, a estimativa era de que 150 hectares foram comprometidos.
Fotos: Divulgação