Um grande incêndio mobilizou, na tarde de ontem (5), equipes de Bombeiros, Defesa Civil Brigadas de empresas e Usinas que atuaram para combater o fogo que atingiu área superior a 50 hectares. Com o trabalho foi possível impedir o avanço das chamas. A região afetada fica entre o Aterro Sanitário e a Antiga Usina Corumbataí. As causas do incêndio são desconhecidas.
Defesa Civil tem alertado para o período crítico de tempo seco e que pode contribuir para que fogo se alastre com facilidade. A população deve estar consciente para não atear fogo em lixo, por exemplo ou jogar bitucas de cigarros em locais propícios para incêndios.

Das muitas ocorrências registradas ao longo do ano, muitas são consideradas criminosas. A dificuldade é chegar até o autor. População pode fazer denúncias através do 153 da Guarda Municipal. A Defesa Civil do Estado alerta que o risco de queimadas continua elevado, muito cuidado com as situações que possam provocar incêndio em vegetação.
ALERTA CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que, no período de terça-feira (6) a domingo (11), a sensação de calor intenso persistirá, atingindo-se o pico, entre quinta e sexta-feira (9). Nas regiões do Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Baixada Santista, a sensação térmica será por volta de 35°C. No Litoral Norte, em torno dos 40°C. Na Região Metropolitana da Capital e regiões de São José dos Campos, Itapeva, Sorocaba, Campinas e Franca, pode variar de 40 e 45°C. E, nas regiões de Bauru, Araraquara, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, pode a ultrapassar os 45°C.

A Umidade Relativa do Ar atingirá níveis mais críticos, podendo ficar abaixo dos 15%, nas horas mais quentes do dia em grande parte do Estado de São Paulo. Haverá também piora na qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos. Além disso, a soma do calor com a umidade do oceano que entra no continente, à tarde, criará condição para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e vento, com destaque a partir de quinta-feira (8), quando a aproximação de um sistema meteorológico intensificará as rajadas de vento e criará condições para pancadas de chuva mais fortes, seguidas de intensa atividade elétrica, ventos fortes e queda de granizo, em pontos isolados.
Haverá ainda riscos de transtornos, principalmente devido a ventania, raios e até mesmo granizo. Vale ressaltar que, mesmo assim, as temperaturas permanecerão elevadas. Recomendações: beber bastante água, não se expor ao sol (nos horários mais quentes), utilizar protetor solar (mesmo na sombra), umidificar os ambientes e deixá-los bem arejados e evitar exercícios físicos ao ar livre. E não se esqueçam de dar água aos animais de estimação e também àqueles abandonados. Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre, nos períodos mais quentes.
Fotos: Divulgação