Na noite de sexta-feira (12), moradores de diversas regiões da cidade relataram a fumaça que se espalhou pelos bairros São Miguel, Vila Alemã, Cidade Claret, região central e até mesmo na proximidade da UPA do Cervezão.
Segundo informações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, as chamas iniciaram-se por volta das 20 horas e as equipes demoraram a chegar ao local do foco, pois estava em local de difícil acesso no interior da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).
Em entrevista ao Diário do Rio Claro, o capitão Wagner Araujo, da Defesa Civil, informou que a estimativa é de que o fogo tenha atingido 10 mil metros quadrados. “Estava de noite, então não é possível precisar a área queimada, teremos a medida exata na segunda-feira”, informou.
INCÊNDIOS
No período de estiagem, nos meses de junho a outubro, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade acende o sinal de alerta para as ocorrências de incêndios florestais. Neste período, a ausência de chuvas e a baixa umidade relativa do ar contribuem para o aumento das ocorrências de incêndios florestais.
Os incêndios florestais causam numerosos danos à biodiversidade e à sociedade, pois resultam e perdas ambientais, econômicas, afeta vidas humanas e contribui para o aumento das emissões de CO2, agravando o fenômeno das mudanças climáticas. Dentre as maiores causas dos incêndios florestais ocorridos na FEENA, destacam-se: fogo em resíduos sólidos (lixo), criminoso, rituais religiosos, balões e renovação de pasto.
A gestão da FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade) tem trabalhado de forma contínua desde 2010 nas questões relacionadas aos incêndios florestais. No Plano de Manejo atual da unidade, que representa um instrumento de gestão aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, consta o Programa de Combate a Incêndios Florestais e Recuperação de Áreas Degradadas.
Este programa tem como objetivo desenvolver atividades relativas à temática de incêndios florestais na FEENA. A FEENA possui neste programa o Plano Preventivo de Combate a Incêndios Florestais-PPCIF-FEENA, que tem como pilares de sustentação a PREVENÇÃO e o COMBATE.