Nesta sexta-feira (8 de dezembro), a Igreja dos Frades em Piracicaba comemora aos 70 anos da Província dos Capuchinhos de São Paulo e Chile. Em honra à Imaculada Conceição da Virgem Maria, padroeira da Província, a igreja promoverá dois momentos significativos para marcar sete décadas de dedicação e serviço dos Frades Menores Capuchinhos.
O primeiro momento destaca a inauguração do Muroarte, com mais de 15 metros quadrados de área, uma ação coletiva concebida a partir da técnica de Camilo Riani, com intervenções do grupo Muroarte. Essa iniciativa, que combina arte contemporânea com participação comunitária, com centenas de pessoas colocando suas mãos, estas que fazem às vezes das pinceladas da obra de arte coletiva. Esta obra na Igreja dos Frades visa promover transformações individuais e coletivas, enriquecendo os patrimônios cultural, histórico e espiritual. Segundo o coordenador do projeto Antonio Carlos Giuliani, o muro marca os 70 anos da Província dos Capuchinhos, será inaugurado às 16h30, contando com a presença do Ministro Provincial Frei Arcanjo de Souza, Pároco Frei Nilton César Groppo e do Guardião do Convento, Frei Airton Carlos Grigolleto.
A equipe Muroarte é composta pelos irmãos Camilo, Paulo, Amélia e Chico Riani (quatro de uma família de 13 irmãos) e Rosana Borges Zaccaria, amiga de longa data e que foi incorporada como mais uma irmã no grupo.
O segundo momento da celebração será uma missa especial, iniciando às 19hs, para homenagear as sete décadas de dedicação e serviço dos Frades Menores Capuchinhos. Sob o tema “Testemunho, Profecia e Esperança”, a solenidade contará com a presença de frades de todas as fraternidades do Estado de São Paulo e Chile, além de leigos representantes das pastorais e comunidades que vivenciam a espiritualidade franciscana capuchinha nas diversas realidades da província.
O Ministro Provincial, Frei Arcanjo de Souza, destaca que os Franciscanos Capuchinhos estão presentes no Estado de São Paulo há mais de 135 anos, e este ano, em especial no dia 08 de dezembro, marca não apenas 70 anos como província, mas também ressalta que a história é construída por diversas mãos e pessoas. A haste do muro da Igreja dos Frades torna-se, assim, um símbolo dessa rica trajetória de fé e serviço à comunidade.
Foto: Divulgação