O IMSA SportsCar em 2024 teve o campeonato mais imponente de sua história. Completando dez anos de atividade, a categoria teve sempre uma temporada muito equilibrada, mas a deste ano a colocou definitivamente entre as grandes do automobilismo, extrapolando as barreiras dos Estados Unidos. Destaque para Felipe Nasr que, com grandes atuações, foi fundamental para o título do Porsche Penske #7 — o terceiro do brasileiro no certame.
Prova de que o desempenho de Nasr foi vital para que o conjunto fosse campeão é que Dane Cameron acabou dispensado do programa Porsche Penske ao final do campeonato.
Não foram poucas as críticas ao norte-americano durante 2024, assim como foram numerosos os comentários de que o brasileiro salvou a jornada da dupla.
Como é tradicional, o IMSA SportsCar começa o campeonato com o melhor: as 24 Horas de Daytona. A mais importante prova do endurance dos Estados Unidos permite escalar quatro pilotos por tripulação, o que abre espaço para diversos convidados — alguns de reputação internacional.
Também se destaca que a prova é realizada em janeiro, quando o calendário do automobilismo ainda está vazio, e com grid cheio de carros de montadoras importantes.
Nomes como Felipe Massa, Álex Palou, Scott Dixon, Josef Newgarden, Jenson Button, Pietro Fittipaldi, Romain Grosjean, Pato O’Ward e até dois dos então atuais campeões das 24 Horas de Le Mans, como Miguel Molina e James Calado, fecharam quartetos em alguns dos 59 carros da prova.
Este ano, mesmo com a corrida encerrada minutos antes das 24 horas de duração em decorrência de um erro da direção de prova, a vitória da Porsche Penske, com a tripulação de Felipe Nasr, Dane Cameron, Matt Campbell e Josef Newgarden, teve grande destaque pelos nomes envolvidos no quarteto e também pelo fim do jejum de 55 anos do time de Roger Penske na prova.
Dos quatro pilotos, foi o brasileiro quem conduziu o #7 nos momentos mais decisivos.
Para 2025, a expectativa é que o campeonato cresça ainda mais. Grandes nomes estão confirmados para a temporada, como Felipe Drugovich, e outros que estarão presentes ao menos nas 24 Horas de Daytona, marcadas para o dia 25 de janeiro.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação