Depois das 24 Horas de Le Mans, o fim de semana do automobilismo inclui na agenda mais uma prova longa, desta vez válida pelo IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Neste domingo (25), será realizada em Nova York as 6 Horas de Watkins Glen, quinta etapa da temporada e a terceira válida para o Campeonato Norte-americano de Endurance.
A corrida tem importância redobrada. Ao lado das 24h de Daytona; das 12h de Sebring e da Petit Le Mans, ela integra o North American Endurance Challenge (NAEC), um campeonato à parte que premia os melhores nas disputas de longa duração. O que ajudou a levar o grid.
A edição deste ano iguala o recorde de participantes alcançado há quase quatro décadas. Na edição de 1984, 57 carros largaram e a vitória foi do Porsche 962 GTP guiado por Al Holbert/Derek Bell/Jim Adams.
Aquela foi a única vez onde os protótipos IMSA GTP correram uma prova dessa natureza. E em 2023, a sigla foi revivida e a Porsche, claro, está de volta.
O plantel reúne 28 protótipos entre nove modelos GTP, outros nove LMP2 e mais 10 LMP3, além de vinte e nove inscritos em modelos Grã-Turismo, sendo mais nove na GTD Pro e 20 na GTD.
Essa é também a 5ª etapa de um total de onze marcadas para o IMSA Weathertech SportsCar Championship, além de ser o terceiro evento do IMSA Michelin Endurance Cup – é igualmente a terceira de um total de seis etapas onde todas as classes correrão juntas, lembrando que em 2024 não haverá a LMP3 na classe principal.
Na GTP, somente a WTR-Andretti e a AX Racing-Whelen Engineering apresentam três pilotos em seus carros, tendo portanto Louis Déletraz no Acura #10 junto a Ricky Taylor e Filipe Albuquerque, além de Jack Aitken complementando o #31 de Pipo Derani e Alexander Sims – o que significa folga para Hélio Castroneves.
Felipe Nasr e Augusto Farfus: os pilotos de Porsche e BMW estarão presentes na divisão principal, cuja classificação é liderada por Mathieu Jaminet e Nick Tandy, da Porsche Penske, com 1307 pontos contra 1282 de Sims e Derani. Nasr e o parceiro Matt Campbell vêm em sexto com 1134, logo à frente de Farfus e Philipp Eng, que têm 1118.
Sims, Derani e Aitken são os líderes do IMEC, o campeonato paralelo de Endurance, somando após Daytona e Sebring dois pontos mais (24 a 22) que Albuquerque, Taylor e Deletraz.
Pietro Fittipaldi, que não correu em Laguna Seca, volta no #51 da Rick Ware Racing junto a Devlin DeFrancesco e Eric Lux.
Com uma dezena de inscrições, a LMP3 registra a presença do piloto da Stock Car Felipe Fraga, que passará à LMP2 em 2024 junto a Gar Robinson e a Riley Motorsports. Os dois e mais Josh Burdon, que estará no #74 novamente, lideram o campeonato com 380 pontos – a classe também só começou a marcar pontos para a série completa em Sebring, assim como a LMP2.
A definição do grid para a corrida deste final de semana acontece neste sábado, a partir das 14h20 (de Brasília). No domingo, a corrida terá sua largada às 11h40 (de Brasília). A tomada e toda a disputa da prova poderão ser acompanhadas ao vivo pelo aplicativo do IMSA ou pelo site https://www.imsa.com/tv/.
Por E. Cortez / Foto: Instagram