A Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal realizou reunião com os representantes das empresas Elétrica Biasi e Sumip na tarde desta segunda-feira (2). A reunião foi motivada pelo alto índice de reclamações em relação a quantidade de luminárias apagadas no município.
Pela Elétrica Biasi, empresa que venceu o processo licitatório para executar a substituição das luminárias, participaram os diretores José Benedito Toledo e Philip Bento. Sobre o número excessivo de luminárias apagadas no município, Toledo disse que “a rede ficou muito tempo sem manutenção” e que há um “acúmulo de protocolos” antigos e novos gerando a fila de espera pelo serviço.
Com relação a Sumip, o questionamento foi em cima dos R$ 50 mil mensais que a empresa recebe para fazer a fiscalização da Elétrica Biasi. O diretor Administrativo, Paulo Roberto Ferreira, informou que o valor recebido não se restringe apenas ao serviço de fiscalização de troca de luminárias. A empresa fez um novo “banco de dados após levantamento ponto a ponto na cidade”, além de fiscalizar os materiais, serviços realizados, gestão de ocorrências e dar suporte técnico à secretaria responsável pelo setor.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Ronald Penteado, assinalou que Rio Claro viveu um apagão nos meses anteriores, momento em que o serviço estava a cargo de uma empresa contratada de forma emergencial. A pasta não tinha como seguir uma ordem de protocolos e iniciou um trabalho setorizado, além de montar um software com a nova realidade do sistema de iluminação pública do município. Segundo ele, a partir deste mês, o município terá “duas equipes atuando nas demandas diárias e uma nos protocolos antigos”. Penteado adiantou ainda que a prefeitura está perto de “implantar iluminação de led nas ruas de Rio Claro”.
Além deles, também participaram da reunião o engenheiro eletricista da Sumip, Ricardo Saavedra; o diretor Philip Bento da Elétrica Biasi; e os vereadores Hernani Leonhardt, que preside a comissão; Serginho Carnevale, Alessandro de Almeida, Julinho Lopes, Irander Augusto, Geraldo Voluntário, Moisés Marques, Adriano La Torre, Diego Gonzalez e Paulo Guedes. Os demais vereadores foram representados por seus assessores parlamentares.
Foto: Divulgação