Teve início ontem (7) a substituição de lâmpadas em postes públicos do município. Os serviços, que não terão custo para os moradores, inicialmente serão feitos nos bairros Jardim Inocoop, Chácara Lusa, Jardim Paulista 1, Vila Anhanguera, Nova Veneza, Benjamin de Castro e Residencial dos Bosques, nas vias públicas de maior movimento de veículos e pedestres.
Questionada pelo Diário do Rio Claro, a Prefeitura informou que, ao todo, serão 600 lâmpadas que o município recebeu numa parceria com a construtora ForCasa. “O primeiro bairro a ser atendido é o Jardim Paulista 1”, esclareceu em nota a administração.
Segundo a Prefeitura, as lâmpadas de vapor de sódio estão sendo substituídas por lâmpadas de led, que são mais econômicas e oferecem maior fluxo luminoso. Estão sendo retiradas as lâmpadas de sódio de 70 watts e as de 250 watts e colocadas lâmpadas de led equivalentes a 60 watts e 120 watts.
“A expectativa é de que a mudança da iluminação pública represente uma economia financeira de aproximadamente 40% no consumo de energia. Em razão das vantagens econômicas e técnicas que as lâmpadas de led oferecem, a prefeitura pretende fazer a troca em outros bairros”, enfatizou a administração.
O município de Rio Claro tem cerca de 29.000 pontos de luz em seu sistema de iluminação pública, com um custo médio de R$ 650 mil por mês em energia elétrica.
SOLICITAÇÕES
As solicitações sobre problemas na iluminação pública podem ser feitas 24 horas online. O recebimento das demandas pelo endereço eletrônico www.rioclaro.sp.gov.br/iluminacao é realizado inclusive aos sábados, domingos e feriados’.
A Ouvidoria do município também recebe solicitações pelo telefone 3526-7105, pelo e-mail ouvidoria@ouvidoria.rc.sp.gov.br e pelo whatsapp no telefone 99495-9124. É importante que, ao notar problema na iluminação pública, a pessoa informe o número de identificação do poste na hora de fazer a solicitação de reparos. Todos os postes possuem um número visível para identificação.
Foto: Diário do Rio Claro