Desde que Rio Claro entrou na Fase Amarela do Plano São Paulo de flexibilização, as igrejas foram autorizadas a voltar com celebrações desde que respeitando algumas medidas, dentre elas, e uma das principais, conter o número de pessoas. A prefeitura publicou uma nova portaria no Diário Oficial dessa quinta-feira (20), com as regras de funcionamento para estabelecimentos comerciais e de serviços, porém para as igrejas, não houve alteração nas regras. As celebrações religiosas não podem ter mais de uma hora de duração, respeitando a capacidade de 20% do espaço, sem a presença de pessoas do grupo de risco.
Para a retomada na Igreja Batista do Calvário foi feito um grande processo de higienização do templo, além da substituição dos bancos por cadeiras que foram acomodadas respeitando o distanciamento recomendado. “Estamos com três cultos aos domingos, 8h30, às 10 e às 18 horas. Estamos usando todos os protocolos, medindo temperatura na porta do templo, estamos fornecendo álcool em gel e máscara para quem não tem. Só podem entrar pessoas de 12 anos para cima e 60 anos para baixo. Estamos também averiguando sempre se alguém tem algum problema de saúde para não frequentar. Todos os protocolos sendo seguidos à risca”, explicou o Pastor Nilson Dias, salientando que os fiéis também têm respeitado as medidas e que os primeiros cultos tiveram uma boa procura.
Para participar é preciso fazer antecipadamente o agendamento pelo link fornecido pela igreja para que haja o controle de público. “Estamos fazendo também um culto menor, antes era em média 1h30 agora a duração é de 40 minutos”, observou o pastor. Os cultos também são transmitidos pelos canais da igreja, como já acontecia antes da pandemia.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, uma das mais tradicionais do município, voltou a receber os fiéis e de acordo com o Padre Renato Luís Andreato tudo tem ocorrido de forma cautelosa. “Temos as celebrações das Santas missas observando a possibilidade de 20% das pessoas participarem presencialmente. Na nossa igreja cabem 650 pessoas sentadas, porém nós estamos abrindo a possibilidade de apenas 100 pessoas participarem da santa missa, porque os demais nós deixamos para a equipe de liturgia, não estamos ultrapassando as 130 pessoas com aqueles que colaboram na realização da santa missa como leitores, ministros da eucaristia, músicos, Pastoral da Acolhida, jovens que servem no altar, o padre, o diácono”, ressaltou o padre sobre a capacidade indicada. “As pessoas que ficam mais próximos são marido e mulher que convivem juntos, é bom esclarecer. Fita zebrada e adesivos demarcam um banco sim e um banco não”, salienta Padre Renato Luís Andreato,
As missas na paróquia estão sendo realizadas de quarta-feira, às 19h30, e o terço dos homens, às 19h30, na quinta-feira. Na primeira sexta-feira do mês, às 19h30, também é celebrada a Santa Missa. Aos sábados, missa às 18 horas, na igreja Aparecida e, às 18 horas, na capela Nossa Senhora das Graças, que fica na Rua 10-A esquina com Avenida 40-A, na Vila Nova. Aos domingos é celebrada apenas uma missa, às 9 horas da manhã. Padre Renato salienta que a partir de setembro, aos domingos, na Paróquia Aparecida serão realizadas missas às 8 horas da manhã e às 19 horas.
Os interessados em participar devem retirar um número de controle durante a semana. “Quem não tem o número de controle não tem como adentrar para participar da santa missa. Na porta, medimos a temperatura corporal e higienizamos as mãos com o álcool. Todos devem estar usando máscaras e devemos observar um espaçamento de dois metros de distância por pessoa. Então a nossa igreja está realizando todo esse procedimento e eles têm buscado, a procura está sendo grande nas nossas missas aqui na Aparecida por ser uma igreja tradicional, bastante ampla, mas também para sustentar este lado espiritual que está com uma carência enorme”, ressalta o padre.
Segundo ele, o momento tem sido crítico para o lado psicológico de muitas pessoas. “O número de pessoas que nós temos atendido durante a semana que a igreja funciona para visitas de orações das 9 horas da manhã às 11h30, das 14 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira, a igreja fica aberta nesses horários e as pessoas têm procurado com uma grande carência e uma dificuldade de enfrentar os problemas espirituais. Tenho percebido claramente que não somente as dificuldades humanas, as dificuldades de saúde têm assolado tem dado problemas para o nosso povo, mas inúmeras pessoas que estão com problemas espirituais a ponto até mesmo de não acreditar que tudo pode ser transformado, que tudo pode ser vencido. As pessoas estão no pessimismo, um desânimo muito grande diante desta pandemia. Muitas pessoas estão iniciando uma carência voltada até para síndrome do pânico e da depressão e muitos têm procurado a igreja para ter essa força espiritual e superar este momento”, avalia o padre ao ressaltar a importância de exercer a fé e ouvir a palavra.
As missas também são transmitidas em todos os horários pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora Aparecida Rio Claro.
Fotos: Divulgação