O Ministério da Educação concluiu no final do ano passado a licitação para contratação de empresa que fará a reforma do prédio que vai abrigar o Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP). A Construtora Carvalho Costa & Ltda. venceu o processo licitatório com proposta de R$ 11.925.552,51 para executar a obra.
De acordo com a assessoria de imprensa do IFSP, a reforma deverá começar em breve. “O contrato da obra de Rio Claro – implantação do campus – fase I – foi assinado no dia 19/12/2023 e tem previsão para a emissão da ordem de serviço para a primeira quinzena de janeiro de 2024”, informa o pró-reitor de Administração, Edmur Tonon. Com isso, a empresa poderá iniciar a obra que tem prazo de execução de 12 meses.
O campus do IFSP em Rio Claro será implantando em prédio cedido pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), localizado na Rua 11 no bairro Santana. A unidade recebeu autorização do MEC para funcionar no modelo de dimensionamento de cargos 40/26, ou seja, permitirá que o campus tenha até 40 docentes e 26 técnicos administrativos, chegando a 800 alunos matriculados em cursos regulares. Ao atingir esse número de matrículas, o campus poderá pleitear a abertura de mais cursos e contratação de mais servidores junto ao MEC.
No ano passado, o município realizou quatro audiências públicas para definir os eixos tecnológicos e os cursos que serão oferecidos no campus local. Através de pesquisa popular foram definidos seis eixos tecnológicos que serão adotados pelo IFSP de Rio Claro: Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Controle e Processos Industriais, Gestão de Negócios e Desenvolvimento Educacional e Social.
A partir desses eixos poderão ser ofertados diversos cursos técnicos: Cerâmica, Segurança, Libras, Informática, Produção de Áudio e Vídeo, Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Automação etc. Conforme o IFSP, o primeiro curso a ser implantado será no eixo de Informação e Comunicação, que contempla cursos como Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Nuvem, IoT, IA, Big Data, entre outros.
Por Ednéia Silva / Foto: Fabricio Ferreira/Câmara Municipal